Comissão de Direito de Família da OAB/MS realiza reunião com palestra sobre Audiência de Instrução e Julgamento

Na noite desta quarta-feira (16), a Comissão de Direito de Família (CDFAM) da OAB/MS realizou sua segunda reunião ordinária do triênio, com a presença do Presidente da Comissão de Processo Civil (CPC), Professor e Advogado Luiz Henrique Volpe Camargo, que ministrou uma palestra sobre o tema “Audiência de Instrução e Julgamento nos Processos de Família”.
A reunião foi conduzida pela Presidente da Comissão, Lauane Braz Andrekowisk Volpe Camargo, que deu as boas-vindas aos presentes e empossou a mesa diretora composta pela Vice-Presidente Érika Dias Lopes, Secretária-Geral Valnete Da Silva Costa e o Secretário-Geral Adjunto Rodrigo De Queiroz Oliveira.
“Bem-vindos à nossa reunião, estou muito feliz com a presença de todos vocês. Teremos palestra hoje e também o empossamento de novos membros. Primeiramente, vou apresentar os colegas que estão atuando conosco na coadministração da nossa gestão”, declarou a presidente Lauane Camargo.
A palestra abordou aspectos práticos e teóricos das audiências de instrução e julgamento no âmbito do Direito de Família, destacando a relevância das provas, a atuação das testemunhas técnicas e a importância do contraditório nas questões fáticas e jurídicas.
“A audiência de instrução deve ser examinada, naturalmente, quando os fatos são controvertidos. Mas ela não se limita a isso. Também pode ser usada para o esclarecimento de questões jurídicas em disputa. É importante destacar o uso das chamadas testemunhas técnicas, ainda pouco utilizadas, mas que representam uma forma eficaz de produção de prova, podendo, inclusive, substituir outras provas formais”, explicou o Dr. Luiz Henrique Volpe Camargo.
Além da palestra, a reunião também contou com o empossamento de novos membros da Comissão, fortalecendo a atuação conjunta e participativa do grupo.