A Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul realizou, na noite desta segunda-feira (9), sua reunião ordinária com a palestra “Modalidades de Garantias Locatícias”, reunindo Advogados e profissionais da área para discutir alternativas utilizadas em contratos de locação.
O presidente da comissão, Flávio Jacó Chekerdemian Júnior, destacou a importância do tema para a prática jurídica e para o cotidiano da população.
“Buscamos tratar de um assunto que, muitas vezes, parece não ser tão relevante, mas que na prática faz parte da realidade de praticamente todo cidadão ou advogado. Em algum momento, todos acabam se deparando com um contrato de locação ou com uma situação envolvendo um imóvel e a necessidade de escolher uma garantia contratual adequada”, explicou.
Segundo ele, o encontro contou com a participação de especialistas para apresentar modalidades alternativas às garantias tradicionais. “Convidamos dois corretores especialistas em garantias contratuais mais elaboradas para explicar sobre o seguro-fiança e o título de capitalização, que são meios alternativos e, em muitos casos, mais seguros do que as garantias tradicionais utilizadas nos contratos de locação”, afirmou.
A corretora de imóveis Jakelyne Nazareth também participou da palestra e abordou as principais características das garantias locatícias utilizadas atualmente no mercado.
“Nós vamos falar sobre garantias locatícias, como o seguro-fiança e o título de capitalização, que são produtos com os quais trabalhamos há mais de 20 anos. Tradicionalmente, o fiador e a caução foram muito utilizados, mas hoje o seguro-fiança e o título de capitalização têm ganhado cada vez mais espaço no mercado”, destacou.
Em seguida, o corretor Antônio Flávio explicou que a apresentação também comparou diferentes modalidades de garantia.
“Vamos falar sobre todas as garantias de locação, desde o seguro-fiança e o título de capitalização, que são especialidades da VPS, uma corretora de seguros com 20 anos de mercado, até modalidades mais tradicionais, como a caução e o fiador. A ideia é comparar as opções, apresentar as diferenças e mostrar o que hoje atende melhor as imobiliárias e o mercado de locação”, afirmou.
Durante o encontro, os participantes discutiram as vantagens, limitações e aplicações práticas de cada modalidade de garantia, ampliando o debate sobre segurança jurídica nas relações locatícias.
