Comissão de Direitos da Pessoa Idosa (CDPI) traça raio-x da realidade de atendimento à pessoa idosa

Data:

A Comissão de Direitos da Pessoa Idosa (CDPI) realizou mais uma reunião, na manhã desta sexta-feira (4), sob a presidência de Nelson Passos Alfonso, que empossou novos integrantes.

Participaram do encontro de trabalho representando a Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU) Cid Pinto Barbosa Jr. e Sandra Gonçalves de Souza Costa. Pela Secretaria de Estado de Saúde de MS (SES) estava Neiva Cristina Barbosa dos Santos Figueiredo.

Presentes ainda estavam o Procurador-Geral da OAB/MS, Sandro Rogério Monteiro de Oliveira, Joana D’arc Garcia, Ana Maria Pedra e Ygreville Gasparin Garcia.

Em mais de duas horas de trabalho, os representantes da esfera municipal traçaram um raio-x detalhado sobre a realidade que abrange a pessoa idosa na Capital, inclusive com informações sobre municípios do interior que demandam seus idosos para Campo Grande não tendo, em alguns casos, a preocupação de levá-los de volta ao local de origem.

Nelson destacou que a discussão é intergeracional, por isso convidou para participar da CDPI estudantes universitários de todas as áreas do conhecimento, entidades associativas, enfim, todos que possam contribuir para melhoria das políticas públicas para pessoa idosa.

Ele lembrou que o envelhecimento é uma certeza, razão pela qual é necessária a construção de um ambiente melhor e mais saudável de autonomia e protagonismo, tanto para a para pessoa idosa quanto todas as gerações.

“A CDPI tem perfil de ouvir pessoas independentes de sua representatividade. Existe um grupo de whatsapp da CDPI com a sociedade civil para justamente fazer essa interlocução: ouvir as demandas, estudar, aprender e principalmente dar voz à pessoa idosa”, disse ele.

Outra forma de parceira apontada pelo presidente da CDPI é a modalidade rede, já presente no serviço publico municipal, estadual e federal para atuação na defesa de direitos e garantias da assistência social e da saúde, por exemplo.

“A CDPI aproxima, traz as boas práticas, os bons serviços prestados por esses parceiros para dar visibilidade, fortalecendo a rede porque, muitas vezes, um serviço desconhecido da sociedade é apontado como não existente. Assim, ajudamos a dar visibilidade a serviços que funcionam bem. Isso fortalece a parceria da comissão com a sociedade civil e órgãos públicos gestores diretos, beneficiando toda a sociedade”, concluiu.

A próxima reunião será realizada no dia 9 de maio, às 8h30, com presença de órgãos e instituições no âmbito municipal e estadual objetivando discutir a questão das vagas, que atualmente são poucas e não absorvem a demanda.