Comissão de Diversidade Sexual e Gênero realiza primeira reunião do triênio

Aconteceu na última terça-feira (10), a primeira reunião ordinária do triênio da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero (CDSG) da OAB/MS. O encontro foi conduzido pela Presidente Janaína da Silva Menezes, ao lado do Vice-Presidente Henrique Silva Dias, e marcou o início dos trabalhos da comissão com foco em planejamento de ações e definição do calendário de eventos.
Na ocasião, a Presidente destacou a importância da temática abordada pela comissão e a necessidade de ampliar o engajamento dos membros.
“Hoje é a nossa primeira reunião. Como ainda estamos em fase de composição da comissão, optamos por iniciar com a discussão de um evento proposto pelo Vice-Presidente, Henrique Dias, voltado à conscientização da população LGBTQIAPN+ sobre o HIV — abordando os riscos, os direitos conquistados e os avanços na luta contra a discriminação”, explicou Janaína.
A comissão também discutiu a possibilidade de apoio institucional da OAB/MS a eventos realizados pelo Estado durante o mês do orgulho LGBTQIAPN+, reforçando o compromisso da instituição com a promoção da diversidade e o combate à discriminação.
Além disso, a Presidente ressaltou futuras parcerias, como uma já sinalizada com o Ministério Público para realização de um evento voltado à discussão de gênero feminino nos espaços de poder, reforçando a importância da atuação conjunta entre instituições na defesa dos direitos fundamentais.
“Queremos fortalecer o diálogo com os advogados e advogadas da nossa comunidade, entender os desafios que ainda os afastam da comissão e combater os estigmas com informação, acolhimento e ações efetivas”, concluiu.