Comissão de Relações Exteriores escolhe diretoria e prepara projetos
A Comissão de Relações Exteriores da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, deve passar por uma reformulação, seguida da implementação de novas ações, visando o cumprimento das finalidades do colegiado. Pelo menos é o que informou o novo presidente da comissão, Euclydes Bezerra de Souza Júnior (foto).
Em sua última reunião, a comissão também definiu a diretoria, que passou a ter, além de Euclydes Bezerra na presidência, Esacheu Nascimento como vice; Gustavo Giacchini como secretário-geral; e Gisele Gutierrez como secretária-geral adjunta.
Segundo Euclydes Bezerra, uma das propostas iniciais da comissão é a sua reformulação, o que deverá começar pela readequação do nome. A idéia é que o grupo passe a denominar-se Comissão de Relações Internacionais e Institucionais, o que mais se adequaria aos aspectos legais e finalidades do colegiado. A mudança deverá ser levada à apreciação do Conselho Estadual já em sua próxima reunião.
O presidente informou, ainda, que estão sendo elaborados vários projetos. A comissão deverá fazer visitas à Superintendência da Polícia Federal e à Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública com a intenção de verificar o número e a situação processual de estrangeiros que se encontram presos em Mato Grosso do Sul, com vistas a futuras providências de apoio.
Também estão sendo estudados mecanismos de intercâmbio com advogados de todos os países, com meios que facilitem a participação dos profissionais. A idéia é que haja viagens a essas localidades que os advogados tenham gastos somente com passagens. Alimentação e hospedagem ficariam por conta de entidades da área visitada. Há também projetos para os países vizinhos, objetivando a integração, troca de experiências e de conhecimentos, inclusive quanto à processualística adotada nesses territórios.