Comissão Especial de Advogados Correspondentes toma posse

Data:

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche deu posse a quatro advogados na recém-criada Comissão Especial de Advogados Correspondentes.  

Mansour Karmouche deu as boas-vindas aos novos membros, agora Presidente da Comissão Fernando Manzi Santos, Vice-Presidente Victor Salomão Paiva, Secretária-Geral Vanessa Auxiliadora Tomaz e Secretário-Geral Adjunto Rodrigo Giraldelli Peri. Estiveram presentes na solenidade de posse o Vice-Presidente da Subseção Rio Brilhante Antonio Teixeira da Luz Ollé e o Vice-Presidente da Comissão de Assuntos de Defesa e Estudos Estratégicos Aluízio Frazão. 

O recém-empossado Presidente da Comissão Fernando Manzi Santos comentou sobre a criação e objetivo da Comissão. “Tivemos a ideia de criar a Comissão para orientar e defender os muitos colegas que atuam nesse ramo. Vamos passar orientações das experiências que já vivemos, principalmente nesse período de audiências virtuais e colaborar com a valorização da profissão”. 

Os advogados correspondentes são importantes para toda advocacia e para a Justiça. Para o Vice-Presidente Victor Salomão Paiva, a Comissão traz como um dos objetivos a valorização profissional. “O processo eletrônico possibilitou que os advogados tenham clientes em todo o território nacional e, muitas vezes, a parceria com o advogado correspondente traz celeridade ao processo. Essa Comissão atuará também na valorização profissional, por meio da divulgação da tabela de honorários, bem como, com apoio e parceria da ESA/MS. O Diretor Ricardo Pereira já sinalizou a possibilidade de oferecer capacitação aos advogados interessados e, por consequência, uma melhor prestação de serviços à população”.

A Secretária-Geral Vanessa Auxiliadora Tomaz acrescentou a necessidade de supervisionar os colegas que têm ou não inscrição suplementar, fazendo valer as prerrogativas e o Código de Ética. “O advogado correspondente tem um piso para os honorários contratuais, bem como é preciso um respaldo nas exigências dos grandes escritórios para com os colegas, servindo a Comissão como uma proteção e auxílio aos nobres colegas correspondentes”. 

Outra frente de atuação da Comissão está na interiorização. O Secretário-Adjunto Rodrigo Giraldelli Peri ressaltou que muitos advogados correspondentes moram e atuam em várias cidades do Estado. A Comissão convida assim os colegas do Interior para fazerem parte dos debates e atuações da Comissão.

 

Texto: Catarine Sturza / Foto: Gerson Walber