Comissões da OAB/MS unificam esforços em reunião conjunta por inclusão e direitos

Na noite desta segunda-feira (19), foi realizada a primeira reunião ordinária conjunta das Comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo (CDPA) e do Direito das Pessoas com Deficiência e da Acessibilidade (CPDA), da OAB/MS.
O encontro contou com a presença do Secretário-Geral e Corregedor-Geral da OAB/MS, Luiz Renê Gonçalves do Amaral, que destacou a importância estratégica e social dos temas tratados pelas comissões.
“Com entusiasmo venho contribuir com os temas tratados aqui conjuntamente. Estamos diante de duas das mais relevantes comissões para a sociedade e para a OAB/MS, motivo pelo qual cumprimento, em nome de nosso Presidente Seccional, as Presidentes e demais autoridades aqui presentes, a quem agradeço por abraçarem causas tão significativas”, declarou.
Aproveitando o momento, o Secretário-Geral e Corregedor-Geral da OAB/MS, Luiz Renê Gonçalves do Amaral, também abordou a realização do Congresso Autismo Sem Fronteiras, que acontece no próximo dia 24 de maio, no Ondara Palace Buffet, em Campo Grande.
“Fizemos um Congresso Internacional na cidade de Ponta Porã há pouco mais de dois meses, evento que ficou marcado como o maior da história da OAB/MS. Agora esse projeto virá a Campo Grande para contribuir, também na capital do Estado, com a capacitação e debate do autismo com a sociedade e as autoridades públicas.”
A Presidente da CDPA, Raíssa Duailibi Maldonado Carvalho, também fez uso da palavra para agradecer a presença de todos e reforçar o valor da união de esforços.
“Gostaria de agradecer à Comissão do Direito das Pessoas com Deficiência e da Acessibilidade por aceitar o convite para trabalharmos juntas. A parceria com a OAB/MS é essencial para fortalecermos essa causa tão importante.”
Também participaram da reunião, a Vice-Presidente da CDPA, Cristiane Parron Ramos Zotelli, e o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, representando o Superintendente João Paulo Pinheiro Bueno, Alexandra Figueiredo de Araujo.
A Presidente da CPDA, Claudialine de Azevedo Lopes, destacou o simbolismo do momento.
“Agradeço a todos os presentes, fico feliz por estar representando mulheres com deficiência. É uma grande vitória estar neste espaço e ter superado tantas barreiras impostas às pessoas com deficiência.”
A reunião marcou o início de uma atuação conjunta das comissões, que agora passam a desenvolver projetos integrados voltados à garantia de direitos, acessibilidade e inclusão social, reforçando o compromisso da OAB/MS com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas as pessoas.