Comissões promovem palestra sobre os desafios e oportunidades da Rota Bioceânica para a advocacia sul-mato-grossense

Data:

A Comissão Especial de Direito de Integração da Rota Bioceânica – Rota de Integração Latino-Americana – e a Comissão dos Imigrantes e Refugiados realizaram, na última terça-feira (3), uma reunião conjunta com o tema “Rota Bioceânica: Desafios e Oportunidades para a Advocacia Sul-Mato-Grossense”.

A presidente da Comissão Especial de Direito de Integração da Rota Bioceânica e Conselheira Estadual, Bianca Braga Medeiros, abriu a reunião. “Agradeço a parceria da Dra. Cristiane e dou as boas-vindas ao professor César Augusto. Hoje é nosso último encontro, e gostaria de expressar minha gratidão a todos que contribuíram para a continuidade dos trabalhos desta comissão”.

Cristiane Viegas, Presidente da Comissão dos Imigrantes e Refugiados, também ressaltou a relevância da integração entre as comissões. “Sejam todos bem-vindos. Agradeço à Dra. Bianca pela parceria. Essa união entre as comissões é fundamental para gerar frutos positivos para a classe advocatícia”.

O professor César Augusto Silva abordou o tema “Migrações Intencionais e a Rota Bioceânica no Mato Grosso do Sul” e destacou sua experiência de duas décadas na área. Agradeço o convite para discutir um tema tão relevante, que estudo há 20 anos. Meu doutorado é sobre o direito internacional dos refugiados no Brasil. Vou tratar do direito internacional migratório em conexão com o corredor bioceânico, os imigrantes internacionais presentes no Brasil, que aumentam cada vez mais são venezuelanos, haitianos, e no caso do Mato Grosso do Sul, paraguaios e bolivianos. Os venezuelanos ultrapassaram o número de haitianos no estado por causa da Operação Acolhida”.