Conferência da Mulher Advogada teve manhã de palestras voltadas a Jovem Advocacia

Data:

São naturais as dúvidas e as incertezas no início da carreira. Para orientar os jovens advogados e advogadas, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), trouxe advogadas de sucesso para palestrar durante a manhã desta sexta-feira (18), como parte da programação da 1ª Conferência da Mulher Advogada.

A Presidente da Comissão da Jovem Advocacia (CJA), Janaína Pouso, juntamente com a Vice Janine Delgado e Advogada, membro da CJA, Mariana Almeida receberam a Advogada, que também é Consultora Especialista em Planejamento Estratégico e Sociedades de Advogados, Lara Selem para a primeira palestra da manhã.

Lara proferiu a palestra “Atuação Feminina no cenário jurídico brasileiro e suas perspectivas”. “Como na plateia estavam acadêmicos e jovens advogados, minha abordagem hoje foi no sentido de eles se preparem para o mercado de trabalho, para a concorrência, para ter seu próprio escritório ou trabalhando com outros, mas olhando para si mesmo e entendendo as habilidades que podem melhorar. Hoje vejo que a dificuldade inicial de quem está começando é a falta de conhecimento do que fazer, porque não adianta você partir para buscar um cliente se você não tem um perfil, não está definido em termos de estratégia do escritório. É importante saber quais áreas gosta, porque se você faz tudo, você não consegue se firmar no mercado”.

E dá dicas: “É importante olhar o que tem você de potencialidade e tendências a fazer melhor para daí abraçar aquilo, analisar o mercado, e ter disciplina, determinação, foco para ter sucesso, e no médio prazo, ninguém tem sucesso instantâneo. Fazendo um trabalho bem feito, os resultados virão”.

 

A advogada citou como montar um escritório de advocacia, o que levar em conta, qual modelo de escritório será escolhido, que tipo de pessoas terá do lado, quais são as decisões a tomar em relação à gestão legal e a governança do escritório, para que não haja acúmulo de problemas ao longo do crescimento do escritório.

A segunda mesa da manhã foi composta por Janaína Pouso, Janine Delgado, a Advogada Larissa Brandão, representante da OAB/MS no Conselho Municipal de Saúde e o Advogado e membro da CJA, Matheus Machado Lacerda.

Com o tema “Empreendedorismo e Advocacia nos Tribunais Superiores”, a Advogada e Consultora em Brasília, Professora Marielle Brito foi a palestrante. “Destaquei pontos importantes como a especialização. O profissional precisa ser nichado para ser diferente, porque não basta ser melhor, ele precisa ser diferente e conseguir entregar resultados para se firmar no mercado. É preciso levar em conta a oratório, como falar em público e como se comportar. Todo escritório também precisa aprender de marketing, como administrar um escritório. São três pilares, marketing, ser técnico e ser empresário. Marketing e empreendedorismo faz parte do conhecimento necessário que um profissional tem que desenvolver pra ele ter seu espaço no mercado de trabalho”, salientou.

 

 

As duas palestrantes, Lara Selem e Marielle Brito, receberam homenagem pela presença no evento e caminho trilhado na advocacia, recebendo flores, um ipê roxo em referência a Campo Grande e uma xícara da Comissão da Jovem Advocacia.

“Tivemos duas palestras magníficas. A Doutora Lara Selem citou que para ela, tem espaço no mercado para todo mundo, basta saber administrar e ter força de vontade. Isso foi o importante da palestra dela, deu força e motivação para os presentes. Que não importa o numero de advogados, mais de 1 milhão no país, mas fazer a diferença, se sobressair, ter um diferencial, saber empreender, ter capacidade técnica e especializada para fazer a diferença no mercado. A Doutora Marielle também demonstrou que o jovem advogado precisa desse estímulo no início da profissão. Ela saiu do interior para ter sucesso em Brasília. Ela deu dicas valiosas de empreendedorismo, importantes para o crescimento do jovem advogado e advogada. Foram palestras de duas mulheres, advogadas, que fazem a diferença no mercado de trabalho da advocacia, símbolos e exemplos para a jovem advocacia”, disse a Presidente da CJA, Janaína Pouso.

Janine Delgado também agradeceu as palestrantes. “Foi uma imensa honra receber essas duas palestrantes. Lara Selem e Marielle Brito são inspiração para nós. Ouvimos da Doutora Lara Selem o quanto é importante correr atrás, ser diferente porque a advocacia é uma missão, como ela citou, é maravilhosa, mas não é florida.

E complementa: “A Doutora Marielle, todos nós sabemos que começou do zero, sem indicação, sem apadrinhamento e se fez na advocacia, um exemplo para todos nós. Ela é mais uma prova de que a advocacia dá resultado, mas que exige muita dedicação. Eu agradeço a todos os membros, porque sem o trabalho deles não existe Comissão. Todos, mesmo precisando cumprir horário em seus escritórios, estavam aqui. Agradeço imensamente a todos eles, pelo apoio, amizade e dedicação”.  

 

 Fotos: Dani Zanetti