Notícias

Confira os novos programas da OAB/MS na TV ALEMS

Data:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), disponibiliza, nesta semana, os Programas ‘Personalidades’ e ‘OAB em Debate’ na TV ALMES, que levam à sociedade o papel da OAB e das suas Comissões. 

No programa ‘Personalidades’ da TV ALEMS, o Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, conta ao Coordenador da Escola do Legislativo, BenHur Ferreira, um pouco de sua história, da trajetória pessoal e profissional, a infância em meio aos livros e os esportes, a escolha pelo Direito à Presidência da OAB/MS. 

O Programa ‘OAB em Debate’, em sua 2ª edição, à frente da Advogada e Jornalista Silvia Constantino entrevistou o Coordenador das Comissões Daniel Pasqualotto e a Presidente da Comissão da Mulher Advogada Beatriz Stuart. 

Programa ‘Personalidades’

Apaixonado pela música e esporte, Bitto Pereira conta da infância na sala de aula, ao lado da mãe professora, e do pai paraquedista, do qual formaram sua essência. “Eu sou, essencialmente, a soma de uma educadora, que dedicou a vida ao ensino, não só de minha mãe, mas minha avó, que teve 11 filhas, 11 Marias e todas elas educadoras. A casa da minha avó, aos domingos, era um espaço de literatura, de poesia e de música. E a paixão pelo esporte herdei de meu pai, instrutor de paraquedismo até hoje, aos 74 anos, que sempre gostou de praticar esportes e viajar”. 

Em fevereiro de 94, ele entrou para a Faculdade de Direito e sempre teve o sonho de ser advogado. A dedicação o levou a ser o 1º Presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MS, chegando a Conselheiro Federal da OAB por dois mandatos (2016 a 2021) e ex-Vice-Diretor Geral da Escola Superior da Advocacia Nacional (ESA). 

O 18º Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira destacou o compromisso da gestão com as prerrogativas, criando a Caravana que visita todas as 31 Subseções, e honorários dignos à profissão. 

O ´Personalidades´ é exibido ao longo da programação da TV ALEMS, às terças, quintas e sábados. É possível assistir no canal da Assembleia Legislativa no Youtube. Veja aqui o vídeo. 

‘OAB em Debate’

As mais de 100 Comissões temáticas exercem um papel fundamental dentro da OAB/MS. Para tratar desse impacto, Daniel Pasqualotto destaca que são mais de 700 advogados inscritos nas mais variadas Comissões. “São órgãos de assessoramento do Conselho Seccional que, por vezes, são provocados, seja pela advocacia e/ou sociedade, para oferecer requerimentos ou pareceres, se manifestando sobre determinado tema. Nosso objetivo é sempre atender a sociedade na coletividade”. 

A OAB/MS já conseguiu pareceres positivos a partir das Comissões, como na taxa do lixo que tinha sido criada em Campo Grande e, após ação da Seccional, foi derrubada, dentre tantos pareceres importantes, a alíquota do ICMS na gasolina e outros. 

Beatriz Stuart comentou sobre a representatividade feminina no mercado de trabalho, na política e em toda a sociedade e a importância da visão de pluralidade. 

Ela destacou sobre as ações da Comissão. “As Comissões, eu digo, que são os braços e as pernas da OAB, de extrema importância. Nós estamos trabalhando com as questões de paridade, de autocuidado, mentorias de carreiras, levar experiências para as universidades e trazer também para essa interação”. 

A Campanha Nacional de conscientização contra o assédio moral e sexual foi pauta da entrevista. “A luta não é de uma, mas de todos e todas. A OAB tem esse papel. É uma campanha informativa, mas que também oferece uma cartilha sobre o assunto e lança um canal de denúncias”.

Veja aqui o programa.

 

 

Texto: Catarine Sturza