Congresso de Direito das Sucessões tem seis palestras em seu segundo dia

O segundo dia dos ciclos de palestras do Congresso de Direito das Sucessões iniciou na manhã desta sexta-feira (29) no auditório da ESA/MS com o tema: “Aplicação do Tema 1074/STJ nos Inventários, Considerações da Prática no dia-a-dia”. Ao todo serão 6 painéis.
O Presidente da Comissão de Direito das Sucessões Túlio Santana Ribeiro abriu o segundo dia de evento. “Quero desejar boas-vindas a todos vocês, obrigado doutora Saskia por ter aceitado nosso convite. Este congresso iniciou com um sonho e está sendo concretizado de maneira brilhante, começamos com a casa cheia e duas salas, estamos muito felizes”.
Para a Diretora-Geral da ESA/MS Lauane Braz Andrekowisk Volpe Camargo “essa será uma manhã tão especial quanto foi a noite de ontem, hoje teremos a doutora Saskia que compartilhará todo o seu conhecimento e experiência neste dia a dia intenso na busca da justiça no Direito de Família e Sucessões, desejo a todos uma excelente manhã”.
A Secretária-Geral da Comissão Erika Dias Lopes de Oliveira foi a mediadora da mesa. “A doutora Saskia que vai abrilhantar esse congresso de tema tão importante, por ser um repetitivo recente do ano passado que nós gostaríamos de aprender como tem sido essas considerações na prática do dia a dia”.
A Secretária-Geral Adjunta da OAB/MS Janine Delgado foi a debatedora da mesa. “Quero parabenizar a Comissão, o Presidente e toda sua diretoria, a nossa Diretora da ESA/MS. Cada vez que nós vemos um evento como este e casa cheia, vocês não imaginam a verdadeira alegria no nosso coração, porque a ESA é primordialmente para isso, nós temos eventos diariamente e gratuitos e estamos contribuindo para a nossa sociedade, tudo o que se aprende aqui é aplicado pelos advogados”.
O primeiro painel da Juíza Saskia Elisabeth Schwarz tratou do tema “Aplicação do Tema 1074/STJ nos Inventários, Considerações da Prática no dia-a-dia”. O segundo painel abordou o tema “Pacto Antenupcial: Cláusulas interessantes” com a palestrante Isabella Paranaguá que participou de maneira remota e contou com mediação de Valnete da Silva Costa e a debatedora Raíssa Pavon. Logo em seguida, o terceiro painel destacou os “Primeiros Clientes de Inventário” com a palestrante Maria Julia Cardoso que também estava de forma on-line e foi mediada por Ana Botta e o debatedor Tulio Santana Lopes Ribeiro.
O Congresso de Direito de Sucessões continua com outros três painéis no período da noite. O quarto painel traz o tema “Regularização de Imóveis em Inventário” com o palestrante Marcel Rulli, mediação de Felipe Tomezo e o debatedor João Paulo Grotti. No quinto painel do dia, o palestrante Ely Ayache trata sobre o temática “ Doação em Vida e seus Aspectos no Direito Sucessório”, com mediação de Octávio Augusto de Oliveira Costa e a debatedora Líbera Copetti. No sexto e último painel, José de Andrade palestra acerca do tema “Penhora de Créditos em Inventário, Possibilidade e Procedimento”, com a mediadora Kelly Guimarães de Melo Baumgartner e o debatedor Luiz Henrique Volpe Camargo.