Conselheira Federal defende direitos da mulher, dos índios e das crianças e adolescentes
Representante de Mato Grosso do Sul na I Conferência Nacional da Mulher Advogada, a Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), Samia Jordy Roges Barbieri, defende, ainda nesta semana, os direitos dos povos indígenas e das crianças e adolescentes.
Na I Conferência Nacional da Mulher Advogada, realizada nos dias 21 e 22 de maio em Maceió (AL), Samia representou todas as profissionais da advocacia sul-mato-grossense. No evento, secretariou o painel de debates sobre avanços nas questões de gênero. Do evento, foi originada a Carta de Maceió, que propõe a instituição do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada e defende as campanhas de ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder, além de outras reivindicações.
Nessa segunda-feira (25), a advogada, que é presidente da Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (COPAI), participou da Caravana de Educação em Direitos Humanos, sediada na OAB/MS. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e passou por Campo Grande, promovendo oficinas e debates. Na ocasião, Samia entregou a Cartilha da COPAI, documento elaborado pela Comissão que contém informações sobre Direito Indígena.
Já na quarta-feira (27), a Conselheira Federal participa, em Brasília, da Grande Marcha Contra a Redução da Idade Penal. A concentração será às 14h na Biblioteca Nacional. A advogada é conselheira no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República pelo biênio 2015/2016.