Conselheiro Felipe Baseggio representa OAB/MS em evento do TRE sobre o combate à desinformação
O Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Felipe Baseggio, vai representar a instituição no talk show ‘Democracia Digital’, que será realizado na quinta-feira (30), para debater como o combate à crescente onda de desinformação em relação ao novo Coronavírus (Covid-19) pode ajudar para uma atuação mais estratégica e eficiente nas Eleições 2020.
O evento é promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Agência Lupa, Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), para conscientizar, educar e ajudar no combate aos processos de desinformação em massa nas próximas eleições municipais.
O objetivo é construir rede articulada e mobilizada para combater a desinformação nas próximas eleições com a participação de públicos estratégicos e com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos em todos os estados brasileiros.
“A participação da OAB/MS no debate sobre a disseminação de conteúdo através das redes sociais, com vistas no que alguns denominam “desinformação” ou “fake news”, é importante para salvaguardar o Estado Democrático de Direito, o Direitos Humanos e a Justiça Social, perseguindo a absoluta liberdade de expressão, bem como a eventual responsabilização daqueles que abusem ilicitamente desse direito constitucional”, destaca o Conselheiro Estadual Felipe Baseggio.
Evento online
A programação da live ‘Democracia Digital’ será dividida em duas etapas ao longo do mesmo dia. Felipe Baseggio participa no período da manhã, das 8h30 às 10h30. Em forma de talk show, o debate “Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode nos ajudar na preparação para as próximas Eleições municipais?”, também terá como debatedores o Juiz de Direito do TJMS Marcus Abreu de Magalhães, o Juiz Membro do TRE-MS Juliano Tannus e o Procurador Eleitoral do MPF Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves.
Clique aqui para se inscrever.
À tarde, entre 13h e 15h será uma oficina de checagem direcionada aos servidores públicos e jornalistas do Estado. O público-alvo da oficina são profissionais que estarão trabalhando na linha de frente do combate à desinformação durante o período eleitoral.
Clique aqui para se inscrever.
A iniciativa tem também apoio do Instituto Betty & Jacob Lafer. As oficinas de checagem contam com a parceria do WhatsApp.
Texto: Laura Holsback