Conselho Estadual homenageia Medalhistas Heitor Medeiros
Mérito e reconhecimento àqueles que marcaram a advocacia sul-mato-grossense. O Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), homenageou, nesta sexta-feira (24), os Medalhistas Heitor Medeiros.
A Medalha do Mérito jurídico Heitor Medeiros foi criada com o objetivo de agraciar advogados, vivos ou falecidos, que se destacaram ou se destacam no exercício da profissão, nas letras e ou ciências e ensino jurídico, com ilibada conduta, contando com, no mínimo, 10 anos de exercício da advocacia, e que tenham prestado relevantes serviços profissionais à sociedade, honrando e dignificando a advocacia de Mato Grosso do Sul, além de cumprir os requisitos exigidos para concorrer ao Conselho Seccional.
“Resgatar o passado e reconhecer aqueles que contribuíram de alguma forma à nossa instituição é muito importante. Com essa sensibilidade que criamos a Galeria Heitor Medeiros, mero reconhecimento a todos aqueles que tanto fizeram pela nossa instituição, deixando um legado para as futuras gerações não esquecerem jamais daqueles que contribuíram para o engrandecimento, prestígio e honra da advocacia”, disse o Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche.
Da criação da medalha, em 1990 (gestão da ex-Presidente Elenice Pereira Carille), até hoje 62 advogados e advogadas já receberam a honraria. Desses, quatro advogadas. Na gestão da atual Diretoria foram 10 profissionais, sendo três advogadas. São elas: Elenice Pereira Carille, Delasnieve Miranda Daspet de Souza e Sandra Mara de Lima Rigo.
Mansour Karmouche parabenizou todos os Medalhistas presentes, Abrão Razuk, Aparecidos dos Passos, Ladislau Ramos, Luiz do Amaral, em nome de Delasnieve Daspet, comentando dos trabalhos realizados. “Minha querida amiga, Doutora Delasnieve protagonizou a solenidade de 40 anos da OAB/MS. Evento grande, com apresentação de arte e música, com participação de mais de 2 mil pessoas no Palácio Popular da Cultura. Uma sensibilidade ímpar que merece homenagem”.
A atual Presidente da Comissão de Cultura da OAB/MS e Embaixadora da Paz Delasnieve Daspet, que recebeu a honraria em 2020, agradeceu a homenagem e explicou a importância do mérito. “A Medalha Heitor Medeiros, que representa o reconhecimento histórico da instituição, tem o intuito de homenagear advogados vivos ou falecidos que se destacaram no exercício da profissão, das letras ou da ciência jurídica e que tenham prestado relevantes serviços honrando a advocacia de Mato Grosso do Sul. Essa galeria foi um trabalho extenso. Foram oito meses de pesquisa. Meu agradecimento por reescrever esse momento que ficará ad aeternum ou melhor ad infinitum. Obrigada a todos por escrever esse momento e deixar esse legado à história da OAB/MS”.
Secretária-Adjunta Eclair Nantes disse estar emocionada com o descerramento da Galeria. “Uma preocupação muito grande da nossa gestão foi trazer a alma para dentro da Ordem. Durante a pandemia, nós colocamos nossos decanos para falar em nosso site e contar suas histórias. Vocês são mais do que importantes na nossa história, vocês são a nossa história. Nosso legado. Muito obrigada a todos”.
A Conselheira Estadual Maria Caroline Bertol Carloto Trindade Nantes agradeceu a oportunidade em presenciar a história da OAB/MS. “Encerrar essa fase de seis anos, duas gestões, como Conselheira da OAB/MS, poder deixar para que as próximas gerações tenham vivas as memórias, histórias daqueles que estão neste quadro é de uma importância ímpar, de uma magnitude. Essa gestão tem sido marcada por trazer à memória, dar vida, a alma para dentro da instituição. Agradeço em nome de todos advogados que puderam deixar para que seja lembrado para sempre o trabalho em prol da advocacia e da sociedade. Obrigada por participar deste momento que manterá viva a história da advocacia sul-mato-grossense”.
O Corregedor do Tribunal de Ética e Disciplina, Ladislau Ramos, que recebeu a Medalha Heitor Medeiros em 2020, resumiu sua paixão e a importância da Galeria. “São 53 anos de advocacia e cada vez mais me orgulho de ser advogado. Meu coração é da advocacia, há vários anos servindo a Ordem dos Advogados do Brasil. Várias Diretorias passaram por aqui, cada um dando um pouco de si, como nessa Galeria. Eu conheci pessoalmente Heitor Medeiros, grande homem que conversava com todo mundo. Um exemplo a seguir aos mais jovens, que inteligentes ouvem os mais velhos, com humildade e sabedoria. Esse momento leva esse conhecimento de quem marcou a advocacia”.
Também Medalha Heitor Medeiros de 2014, o Advogado e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras Abrão Razuk agradeceu a honraria. “Já se passaram 17 Presidentes à frente da OAB/MS, desde o primeiro, Doutor Wilson Barbosa Martins, em 1979. Meu amigo Mansour é o 18. Passado e presente sempre lembrados pela nossa instituição. Ninguém melhor que Rui Barbosa, estabelece paralelo entre a beca e a toga, dizendo que são semelhantes, ambas procuram a justiça e lá no fim se encontram. Também conheci o Doutor Heitor Medeiros, grande advogado e com uma memória excepcional. Iniciativa de glória para a OAB/MS que ficará na memória eternamente”.
Convidado pela Delasnieve, o Advogado Max Nantes contribuiu como um dos patrocinadores da Galeria. “Eu me lembro da primeira vez que presenciei a entrega da Medalha Heitor Medeiros. A marca de cada uma dessas pessoas que estão nesta galeria transbordam os limites da advocacia, alcançando a sociedade. A advocacia não é só técnica e precisa ser registrada. É nossa memória e exemplo a ser seguido”.
Heitor Medeiros
Heitor Medeiros nasceu em 21 de setembro de 1916, em Itajubá, MG. Mudou-se para Campo Grande em 1941, logo depois de se formar pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro.
Começou a atuar na área criminal e depois na área cível. “Mineirinho”, como era também chamado, destacou-se por ser um dos mais brilhantes e completos causídicos do Estado.
Faleceu em 1986, deixando viúva, a Sra. Eugênia Fontoura de Medeiros, e três filhas.
Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber