Conselho Seccional aprova nomes de homenageados com a ‘Medalha Heitor Medeiros’
O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realizado nesta sexta-feira (30), aprovou os cinco nomes de advogados e advogadas que receberão a ‘Medalha do Mérito Jurídico Advogado Heitor Medeiros’ – uma das mais significativas honrarias da instituição àqueles que se destacam na advocacia.
Os aprovados para a outorga são (por ordem alfabética): Antônio Costa Corcioli, Aparecido dos Passos, Delasnieve Miranda Daspet de Souza, Ladislau Ramos e Sandra Mara de Lima Rigo.
Ao apresentar os nomes, o Presidente Mansour Elias Karmouche destacou que a medalha representa reconhecimento histórico da instituição àqueles que prestaram grandes trabalhos à advocacia. “Antônio Corcioli foi Presidente da Subseção de Três Lagoas por três mandatos. A Delasnieve Miranda Daspet é Embaixadora da Paz, uma mulher advogada de fibra, talento, culta que tem desempenhado ótimo trabalho e esteve à frente da organização da comemoração dos 40 anos da nossa instituição”, disse acrescentando que ela representa muito bem não apenas as mulheres, mas a advocacia sul-mato-grossense.
Em seguida, o Presidente discorreu as qualidades dos demais. “O Aparecido dos Passos foi um dos primeiros advogados na área trabalhista e também muito contribui para a nossa classe. A Sandra Rigo é outra advogada experiente, com mais de 35 anos de advocacia, mulher batalhadora, empresta os seus trabalhos ao Tribunal de Ética e Disciplina pelo segundo mandato. O nome dela foi escolhido pelas nossas mulheres da OAB/MS o que achamos de suma importância, porque elas fazem parte dessa força de trabalho da nossa Seccional Mato Grosso do Sul. Encerrando as indicações, Ladislau Ramos que presidiu o Tribunal de Ética e Disciplina por três mandatos e está como Corregedor do TED a dois mandatos. Não mede esforços para desempenhar essa função tão árdua e correicional da nossa atividade”, expôs Mansour Karmouche.
A honraria é prestada uma vez a cada gestão da OAB/MS a cinco profissionais de destaque no exercício da profissão, nas letras e ou ciências e ensino jurídico, com ilibada conduta, contando com, no mínimo, 10 anos de atuação, e que tenham prestado relevantes serviços profissionais à sociedade, honrando e dignificando a advocacia sul-mato-grossense.
A homenagem será feita na abertura da XV Conferência Estadual da OAB/MS, no dia 4, às 18h. O evento segue até dia 6 de novembro, é gratuito e será transmitido virtualmente. As inscrições seguem abertas (Clique aqui).
Medalha
Heitor Medeiros nasceu em 21 de setembro de 1916, em Itajubá, MG. Mudou-se para Campo Grande em 1941, logo depois de se formar pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, começou a atuar na área criminal e depois passou para a área cível. “Mineirinho”, como era também chamado, destacou-se por ser um dos mais brilhantes e completos causídicos do Estado, tendo pertencido aos quadros do Partido Social Democrático – PSD. Faleceu em 1986, deixando a viúva Eugênia Fontoura de Medeiros e três filhas.
Para receber a medalha advogado (a) deve se inscrever ou ser indicado. O parecer das candidaturas é emitido pela diretoria da OAB/MS. Posteriormente, segue para o Conselho Seccional fazer apreciação conforme requisitos legais.
Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber