Conselho Seccional concede Moção de Congratulação ao Advogado Marco Antônio Barbosa

Data:

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul concedeu Outorga de Moção de Congratulação ao Advogado Marco Antônio Pinheiro Barbosa pelos seus relevantes trabalhos prestados à instituição, sociedade e toda a classe da advocacia. A Sessão híbrida foi realizada nesta sexta-feira (24).

Marco Antônio Barbosa já exerceu atividades nas Forças Armadas e depois de ir para a reserva passou a atuar como Advogado. Hoje, ele preside a Comissão de Assuntos de Defesa e Estudos Estratégicos e é Secretário-Geral da Comissão de Segurança Pública da OAB/MS.

Ao fazer uso da palavra, o Presidente Mansour Elias Karmouche reconheceu o trabalho colaborativo do nobre colega. “Junto à sua experiência na carreira militar, Marco Antônio trouxe muitas ideias para a nossa instituição. Por meio dele e da nossa Advogada Claudia Paniago, criamos a Comissão de Segurança Pública e a Comissão de Direito Militar. Tempos depois, ele nos sugeriu a criação da Comissão de Defesa e Estudos Estratégicos, a única do Brasil. Marco Antônio Barbosa é uma dessas pessoas especiais que colaboraram para que a nossa instituição se engrandecesse”.

O Presidente da Ordem também lembrou que Marco Antônio esteve entre os organizadores do ‘I Congresso de Direito Militar’. Evento que foi um marco e reuniu diversas autoridades da área.

Por fim, Mansour Karmouche parabenizou Marco Antônio pela intermediação no caso do resgate às 270 juízas afegãs ameaçadas pelo regime Talibã. “O Brasil foi um dos países que as juízas escolheram para pedir ajuda humanitária. Esse pedido chegou até a nossa OAB/MS pelo Doutor Marco Barbosa, depois de receber um telefonema da Ministra do STM Maria Elizabeth Rocha. Foi montado um grupo de ações e com isso todos os seus componentes conseguiram sensibilizar o Governo Brasileiro para que fosse concedido visto a essas juízas afegãs. Isso é inédito e fruto do nosso Estado de Mato Grosso do Sul”.

Na sequência, o homenageado discursou agradecendo a gestão pela moção concedida. “Cada um de nós devemos nos dedicar àquilo que fazemos e realizamos. Obrigado Presidente Mansour, demais da Diretoria e também a cada integrante deste Conselho por esta Moção. Essa aprovação veio através da anuência de cada um de vocês. Agradeço também a minha família”.

A Secretária-Geral Adjunta Eclair Nantes, em nome do Conselho Pleno, elogiou: “somos gratos por este trabalho que tem desenvolvido nesta Casa, abrilhantado todo o nosso Sistema. Marco Antônio é uma pessoa simples, que todas as vezes que precisamos pudemos contar. Parabéns pela sensibilidade nessa questão das mulheres afegãs, para que junto ao nosso Presidente Mansour algo pudesse ser feito por elas. Tenha todo o nosso respeito e carinho”.

A concessão da Moção de Congratulação foi acompanhada por Lihbinih Barbosa, filha do Advogado Marco Antônio.

 

Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber