Conselho Seccional presta homenagem póstuma a Geraldo Escobar Pinheiro

Data:

“Falar de Geraldo Escobar, como era conhecido e admirado por todos nós, será falar da própria advocacia que ele encarnava em sua mais alta concepção. E cuidar do direito, que ele sabia, em suas mais perfeitas definições. Será falar em nós mesmos, porque, na verdade, será pensar no quanto de cada um de nós ele levou e sentir o que em nossos corações e em nosso espírito, dele, para sempre nos ficou”.

Foram com essas palavras que o Conselheiro Estadual Heitor Miranda iniciou emocionante homenagem póstuma ao ex-Presidente da OAB/MS Geraldo Escobar Pinheiro, concedida pelo Conselho Seccional na sessão ordinária virtual desta sexta-feira (20). Geraldo Escobar faleceu no dia 10 de abril deste ano, por complicações da Covid-19.

Orador da homenagem, Heitor lembrou que na história de Geraldo Escobar admirava-se a extensão de um alto saber e um vigoroso talento. Foi um advogado nato, cordial nas palavras, gentil nas atitudes e amoroso com seus familiares e amigos.

Dentre as diversas atuações na OAB/MS, as quais exerceu com afinco e dedicação, destacam-se a de vice-presidência na gestão 2002/2004. Foi eleito Presidente da Casa para o triênio 2004/2006, Conselheiro Federal e Presidente da Escola Nacional da Advocacia (ESAMS).

“Foi advogado por mais de 43 anos, bem representando e honrando a classe da advocacia de nosso Estado. Dignificou a presidência e a instituição da Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul, constantemente preocupado com a austeridade de sua administração, atento ao respeito às prerrogativas, honorários dignos e defesa da sociedade”, recordou o Conselheiro Estadual Heitor Miranda.

Geraldo Escobar era natural de Bela Vista, gostava do chamamé, do churrasco, valorizava a família, as amizades leais e uma boa prosa. “Aprendi muito com esse amigo. O convívio fazia surgir, de logo, a amizade pelo indivíduo magnífico que nele, dia a dia, mais se revelava e mais atraía. Assim, evocar sua figura é sentir saudade, que cresce e dói mais fundo à medida que o tempo passa”, lamentou Heitor.

Para sempre eternizado

O Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche se manifestou em homenagem à memória de Geraldo lembrando da pessoa extraordinária que era e do prazer que tinha em blindar a classe e sociedade com poesias e palavras gratificantes. Sempre com sua simplicidade, categoria, respeito e urbanidade.

“Deixou marcas profundas em nossa instituição e será eterno. Geraldo Escobar participou do momento importante de construção e consolidação da nossa Ordem, abraçou a advocacia e obteve grande respeito e carinho da classe, especialmente no interior onde também construiu grande legado”, homenageou Mansour Karmouche, lembrando que a sede da Subseção Nova andradina foi construída na gestão em que Geraldo exerceu a presidência.

Mansour também frisou que foi iniciativa de Geraldo Escobar a criação da Comissão Temporária para acompanhamento da situação do Coronavírus. “Jamais imaginaríamos que seria uma das vítimas desta terrível doença. Era um homem à frente do seu tempo, tinha visão muito além e trabalhava pensando sempre no ser humano, com respeito e dedicação”.

Ao fazer uso da palavra, o Secretário-Geral Stheven Razuk elogiou a grandeza de Geraldo. “Era um grande amigo, alguém com quem a gente compartilhava momentos, uma pessoa receptiva e solidária. Foi grande incentivador dos nossos trabalhos na OAB. Geraldinho teve esse passamento tão abrupto e não tivemos a oportunidade de nos despedirmos dignamente, devido às restrições impostas pela pandemia”.

Também prestaram homenagem a esse grandioso profissional, destacando o seu legado e a grande contribuição em prol da advocacia sul-mato-grossense os Conselheiros Estaduais Luiz Renê Gonçalves do Amaral, Alexandre Beinotti, Cerilo Casanta Calegaro Neto, André Luis Garcia de Freitas, Nina Negri, Conselheiro Federal Afeife Mohamad Hajj e Tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS) César Palumbo.

Lembranças de dedicação à família

Bastante emocionada, a Advogada e esposa Cássia Aparecida Nunes Escobar recordou a paixão de Geraldo pela profissão. “Lembro que em cada palestra, eventos e entrega de carteiras, ele sempre passava o amor que tinha pela advocacia. Advogou com total dedicação por 43 anos e nunca se cansou de lutar pelos direitos dos seus clientes”.

Cássia compartilhou o momento que decidiu seguir a mesma carreira do companheiro. “Um dia perguntei a ele qual era o seu maior sonho. E me respondeu: ‘quero ser presidente da OAB. No entanto, ele pensava nas dificuldades por não ter alguém que tomasse conta do escritório para que pudesse fazer a sua campanha. Nesse dia, decidi fazer a faculdade de Direito e ajudá-lo na realização deste sonho. Sempre fomos parceiros e amigos. Despedir-se de um amor é despedir-se de si mesmo”, encerrou suas carinhosas palavras, dedicadas ao esposo.

A filha Diva Pinheiro agradeceu as mensagens, palavras e histórias que foram divididas. “Que possamos continuar carregando em nossos corações cada momento que o meu pai tocou, de certa maneira, a carreira de vocês. Que a humildade que ele exalava na profissão acompanhe sempre a todos”.

O irmão Flávio Pinheiro, acompanhado da esposa Fernanda Maria Bosso, agradeceu a Deus pelo irmão maravilhoso que Geraldo foi, profissional e dedicado à família. “Tenho um exemplo de irmão e de pessoa”. Também estiveram presentes na homenagem a sócia do escritório de Geraldo Sonaly Armando Mendes e amiga da família Laura Karoline.

Ao final, o Presidente Mansour anunciou a aprovação da proposta de nominar o prédio da Escola Superior de Advocacia em Mato Grosso do Sul “Geraldo Escobar Pinheiro”. A proposição será encaminhada ao Diretor Ricardo Souza.

No dia 14 de abril, o Colégio de Presidentes também prestou homenagem em memória do ex-Presidente da OAB/MS Geraldo Escobar Pinheiro. Confira aqui.

Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber