Consumidor está mais consciente sobre seus direitos

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Neste sábado o Código de Defesa do Consumidor completa 12 anos de existência. Desde sua implantação, uma mudança pode ser observada no comportamento dos consumidores e das empresas brasileiras. O advogado Francisco Fluminhan, especializado em defesa do consumidor, acredita que o consumidor está se conscientizando sobre seus direitos. Mas, apesar do aumento da procura pelos direitos, o advogado acredita que ainda precisamos melhorar. “Ainda não atingimos o nível ideal”, analisa. Consultor de um site no qual os consumidores podem expor suas reclamações e procurar seus direitos, Fluminhan já atendeu mais de 600 pedidos de consulta sobre os direitos dos consumidores em 11 meses. Durante esse período, ele observou que os serviços financeiros, como bancos, administradores de cartões de crédito, são os que mais despertar dúvidas nos consumidores. “Os serviços essenciais (água, luz e telefone) também são muito consultados”, explica Fluminhan. Dúvidas quanto a problemas com eletrodomésticos e produtos adquiridos em lojas também são expostas pelos consumidores, mas em menor número. “Desde o início do trabalho, foram 130 consultas sobre operações financeiras, 60 sobre serviços de telefonia e em terceiro lugar ficou a energia elétrica, com 49”, contabiliza. Código – O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor foi aprovado em 17 se setembro de 1990, mas só entrou em vigor em 15 de março de 1991.