COPAI participa de debate no Cone Sul sobre direitos indígenas
A conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Samia Roges Jordy Barbieri, conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e presidente da Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (COPAI) participa do Mutirão para efetivação do Direito à Convivência Familiar e Comunitária das Crianças e Jovens Indígenas do Cone Sul do Mato Grosso do Sul, que segue até esta sexta, 26 de junho.
O evento acontece nas cidades de Ponta Porã e Dourados com o objetivo de promover a articulação entre os diversos órgãos que atuam na defesa dos direitos indígenas. “Nosso papel é a luta constante pelos direitos dos povos indígenas e a vigilância permanente diante de tantas violações”, diz Samia.
O debate envolve instituições como a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos (SNPDCA/SDH), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Saúde (MS) e o Conanda.
A região Cone Sul abriga boa parte da população indígena do Estado, principalmente os Guarani Kaiowá e Nhandeva que representam a etnia mais numerosa de povos indígenas no País, com cerca de 74 mil indígenas em todo território nacional, sendo mais de 58 mil somente em Mato Grosso do Sul.