Notícias

Corregedoria da OAB/MS apresenta atendimentos realizados em 2022

Data:

Implementada neste ano na Gestão do Presidente Bitto Pereira e de forma pioneira, a Corregedoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), é um canal direto com a advocacia sul-mato-grossense acerca dos serviços prestados pelo Poder Judiciário, pela Administração Pública Direta e Indireta e pelo próprio Sistema OAB. O trabalho realizado pela Corregedoria foi apresentado durante a sessão mista do Conselho e Colégio de Presidentes, que aconteceu na última quinta-feira (8).

Órgão auxiliar da Presidência da OAB/MS, a Corregedoria-Geral é dirigida e coordenada pelo Secretário-Geral, Luiz Renê Gonçalves do Amaral, composta pelos Corregedores Adjuntos, Luiz Carlos Ormay Júnior e Caroline Cury Braff, e também pelos servidores Davi Mascarenhas Marcola e Nehde Hamer.

Luiz Renê explicou o objetivo da Corregedoria da OAB/MS. “Nossa ideia inicial era a possibilidade de termos uma contabilidade desses problemas, onde estão o maior número de reclamações, para encaminharmos às Comissões específicas ou Diretoria para enviar ao órgão e ver uma possível solução. Desde o início, conseguimos uma rapidez na devolutiva e na correção de solução do caso concreto”.

Os Corregedores Adjuntos Luiz Carlos Ormay Júnior e Caroline Cury Braf apresentaram os números de atendimento. A Conselheira Estadual e Corregedora Caroline Cury Braf agradeceu por atuar de forma mais próxima dos colegas na solução dos problemas e explicou o papel da Corregedoria. “A Corregedoria foi criada em 2017, mas agora melhor estruturada com a função de assistir e mapear a advocacia sul-mato-grossense, de forma individual ou coletiva. Nossa atuação é receber as reclamações, temos 24 horas para respondê-las por ofício ou parecer e procuramos dar uma resposta, acompanhando aquele caso e, por vezes, cobrando o órgão, o Tribunal, para o advogado ter essa assistência”.

O Conselheiro e Corregedor-Adjunto Luiz Carlos Ormay Júnior apresentou os números de casos em que a Corregedoria atuou e o alto índice de 92% de resolutividade dos casos até novembro. Em 107 dias úteis, desde o início da estruturação até 30 de novembro, último mapeamento, foram 102 processos, 200 ofícios emitidos e 93 soluções atendidas. Em novembro, que ainda está no prazo de resposta de até 30 dias, foram mais 62 atendimentos que ainda não foram somados.
“A ideia principal não é só amparar a advocacia em casos concretos, mas ter dados para entender os gargalos que o sistema de justiça tem. O primeiro atendimento se dá em até 24 horas após os contatos. É uma satisfação e privilégio poder ajudar no trabalho da Corregedoria”, agradeceu Ormay.

O Corregedor-Geral Luiz Renê finalizou agradecendo a Diretoria, pelo apoio no trabalho da Corregedoria, a Diretora do Litech Dayane Lupoli, pelo auxílio na compilação de dados e qualificação do sistema, a Silmara Salamaia da Comissão de Assistência às Prerrogativas e o advogado Paulo Eugênio Portes, pela Comissão de Celeridade.

O atendimento é feito pelo e-mail corregedoria@oabms.org.br e pelo telefone celular WhatsApp (67) 99886-1012.

 

Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber