Cultura indígena é destaque na abertura da “VI Semana do Índio” na OAB/MS
Data:
Os índios Guarani Kaiowá da aldeia Água Bonita e índias da etnia Terena deram o tom de abertura da “VI Semana do Índio” da OAB/MS, organizada pela Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (COPAI). Antes mesmo da composição da mesa de abertura da cerimônia, os Kaiowás fizeram a “Dança Sagrada”, uma reza de boas-vindas, enquanto as índias terenas apresentaram a dança Siputrena. Em seguida, o Hino Nacional Brasileiro foi cantado na Língua Terena, como forma de buscar a igualdade entre os povos.
No discurso que abriu oficialmente a “VI Semana do Índio”, o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, ressaltou a importância dos indígenas e a luta pela igualdade. “É inadmissível que ainda hoje exista discriminação entre as pessoas, principalmente contra os povos indígenas. Nosso evento vai ao encontro dessa luta pela igualdade”.
A presidente da COPAI e conselheira federal, Samia Roges Jordy Barbieri, afirmou que a OAB/MS vem cumprindo seu papel de defesa dos direitos do cidadão. “A Semana do Índio ressalta a importância do Direito Indígena perante a sociedade”. Ela comentou, ainda, que o trabalho reforça a busca pela paz, apesar da ameaça de conflitos. “A cultura dos povos indígenas é nosso maior patrimônio. Precisamos aprender a respeitá-la”.
Os membros da COPAI foram homenageados pelos trabalhos realizados ao longo dos seis anos da Comissão e a programação de palestras teve início com o indígena-terena e vice-presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI), Fernando da Silva Souza, e a responsável técnica do Programa de Saúde Mental do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), Fabiane Vick, que falaram sobre a atenção à saúde da criança indígena.
O evento continua nesta sexta-feira (17), à partir das 8 horas, com palestra sobre as políticas públicas para os indígenas, café étnico e oficina de cerâmica. A entrada é gratuita e haverá emissão de certificados.
Também participaram da cerimônia de abertura a vice-presidente da COPAI e conselheira estadual, Tatiana Azambuja Ujacow, a advogada e membro da COPAI, Neyla Ferreira Mendes, e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MS, Joatan Loureiro da Silva.