Delasnieve Daspet toma posse como Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes de MS
O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche prestigiou Sessão Solene de instalação da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AFLAMS). A Embaixadora da Paz, Presidente da Comissão de Cultura da OAB/MS, Delasnieve Daspet tomou posse à frente da Presidência da Academia. A Conselheira Estadual Maria Caroline Bertol Carloto Trindade Nantes também assumiu uma cadeira na instituição na última terça-feira (30).
Reconhecimento pelos mais de 40 anos de trabalho em prol das causas sociais e pela cultura de Mato Grosso do Sul, a Escritora e Poetisa, Delasnieve Daspet será a primeira Presidente efetiva da Academia. “A verdade é que há 68 anos iniciei a viagem que me traz, hoje, a esta casa. Uma viagem de vontade. De querer. De tropeços. De vitórias […] A honra de presidir esta augusta instituição nos impõe o convívio com a história, com a memória de nosso Estado. O reconhecimento de que, acima dos debates, das correntes que nos movem, sejam linguísticos, políticos, filosóficos, religiosos, que cada um de nos professa e difunde, nos une a consciência do que o buscamos é muito maior do que isso. Somos as herdeiras do legado cultural de Mato Grosso do Sul”.
Delasnieve comenta sobre o protagonismo das colegas que assumiram as cadeiras da Academia. “Temos na Academia mulheres que atuam na área da educação, cultura, artistas plásticas, cineastas, escritoras, pesquisadoras, cientistas sociais e políticas, profissionais liberais, entre outros. Somos 40 mulheres. Nosso objetivo é direcionar por um trabalho pela Academia e com a Academia, que incentive a divulgação de Mato Grosso do Sul e enriqueça ainda mais nossa cultura”.
A instituição instalada terá por fim reconhecer, divulgar e incentivar a atuação da mulher em todos os campos culturais, visando, sobretudo ao aprimoramento e a preservação da língua Pátria e riquezas culturais de Mato Grosso do Sul.
A Advogada e Conselheira Estadual Maria Caroline Bertol Carloto Trindade Nantes também tomou posse, na cadeira 38. “É um orgulho fazer parte da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul, desse grupo seleto de mulheres que trabalham em prol da divulgação da arte e da cultura de nosso Estado. A Academia vem trazer para o Mato Grosso do Sul esse enriquecimento, essa difusão e aperfeiçoamento da poesia, da escrita e da linguagem, com objetivo de trabalhar de forma conjunta com o Município, Estado e instituições privadas. São 40 mulheres diferentes com o mesmo objetivo, levar o nome da Academia e do Estado para o mundo”.
O Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche congratulou as Advogadas Delasnieve Daspet e Maria Caroline Bertol Carloto Trindade Nantes “pela demonstração que deram ao criar a Academia Feminina de Letras e Artes, iniciativa de suma importância para as mulheres divulgarem seus trabalhos em prol da cultura sul-mato-grossense”.
Foram empossadas também as acadêmicas: Maria Helena Sarti, Aida Machado Domingos, Maria Teresa Casadei, Blanche Maria Torres, Rosangela Villa da Silva, Rosemari Gindri, Edineide de Oliveira, Marlei Sigrist, Marilene Grolli, Ana Lúcia Moreira, Silvia Regina Farina, Lúcia Monte Bueno, Aurineide Oliveira, Therezinha Selem, Viviane Vazes, Yrama Barros, Maria José Cordeiro, Martha Brum, Valmira Garcia, Mirian Suzuki, Neyla Mendes, Kênia Braga, Luciana Rondon Carvalho, Daniela de Cássia Duarte, Ledir Marques Pedrosa, Sonia Cristina de Albuquerque, Angela Cristina dos Reis, Sonia Maria Ruas Rolon, Marta Martins de Albuquerque, Cilene Queiróz, Helita Fontão, Severina da Silva, Lais Doria, Lucimara Calvis, Ana Aparecida Arguelho, Érika Rando de Oliveira, Eudirce Isabel dos Reis e Ilva Maria Xavier Canale.