Diálogos do Consumidor debate “Medidas de prevenção a ofertas de serviços de desconto e redução de juros em financiamentos”
O 6º encontro do “Diálogos de Concertação dos Direitos do Consumidor” tratou do tema “Medidas de prevenção a ofertas de serviços de desconto e redução de juros em financiamentos” na última segunda-feira (23), no plenário do Conselho.
Participaram o Presidente da Comissão de Consumidor Nikollas Pellat, o membro da Comissão João Carneiro, Coordenador Jurídico do Procon/MS Erivaldo Marques Pereira e o Coordenador do Nuccon da DPE/MS Carlos Eduardo.
Carlos Eduardo fez a abertura e explicou a importância do tema. “Hoje é uma grande oportunidade que nós temos para esclarecer, prevenir e também buscar medidas de solução dessas situações que nos apresentam. É de grande relevância a experiência dos nossos convidados para trazermos maneiras de educação em consumo e direitos”.
O Presidente da Comissão Nikollas Pellat cumprimentou a todos os presentes e congratulou o trabalho feito pelas instituições. “Quero saudar a todos que estão nos assistindo, quero agradecer à parceria sempre do nosso Procon Municipal e Estadual, nosso sistema estadual de defesa do consumidor é um dos mais fortes, porque nós temos instituições que são que caminham de mãos dadas”.
O membro da Comissão João Carneiro destacou maneiras de o consumidor se prevenir. “Ao grande debate que se tem, a gente tem que começar perguntando se é possível a redução de parcelas e a revisional de um contrato de financiamento, sim, mas não é regra, não são todos os contratos que são passíveis de serem revisados, apenas aqueles que possuem abusividades. O consumidor tem que ter cuidado com promessas irreais”.
Erivaldo Marques Pereira reiterou a importância de encontros como o Diálogos para levar informação à população. “É um prazer imenso estar aqui, é extremamente importante um momento como este, diálogos a respeito dos direitos do consumidor, nada melhor do que se informar, e este é o nosso intuito, levar a informação adequada para que todos os consumidores conheçam seus direitos. A relação de consumo é algo que faz parte da nossa vida a todo instante”.