Diálogos Éticos: TED realiza série de debates sobre a publicidade na internet

Data:

Sabemos que a internet está com ascensão cada vez maior na sociedade e, para muitos, tornou-se instrumento de divulgação do trabalho, inclusive na advocacia. O tema ainda é cercado de dúvidas e com algumas necessidade de mudanças. Pensando em esclarecer os princípios que norteiam a publicidade digital, o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), promove a partir de quarta-feira (18) série de debates e audiência pública no contexto do projeto ‘Diálogos Éticos’.

Serão quatro eventos que visam discutir como praticar a publicidade dentro dos limites éticos; angariar clientes; praticar o marketing jurídico; quais são as publicações permitidas ou proibidas; erros mais cometidos e anseios dos advogados quanto às mudanças. “Essas palestras vão mudar os rumos da publicidade na internet para a advocacia. O Conselho Federal da OAB estuda alterar as regras e eventos como esse, que têm ocorrido no Brasil, são reflexos de que muitas mudanças estão por vir. Mato Grosso do Sul não pode ficar atrás e por isso nós do Tribunal de Ética e Disciplina decidimos proporcionar a oportunidade aos nossos advogados (as) de se anteciparem no assunto”, destaca o Vice-Presidente do TED, Igor Ferreira.

Palestras serão ministradas por diversos especialistas no assunto de todo o Brasil, como professores na área de ética, autores de livros, marketing jurídico e gestão de escritórios de advocacia, relator originário do projeto do atual Código de Ética, presidente de Tribunal de Ética, entre outros.

Os eventos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas no site da Escola Superior de Advocacia (ESA). Todas as palestras serão ministradas no auditório da OAB/MS, na Avenida Mato Grosso, 4700, Bairro Carandá Bosque, em Campo Grande, a partir das 19h30.

“Temos buscado soluções para transmitir todos os eventos pela internet, a fim de facilitar o acesso ao conteúdo pela advocacia de cidades do interior do Estado. Vamos começar esse projeto com o primeiro desses quatro eventos sendo divulgado ao vivo na página da ESA no Facebook”, garantiu o Vice-Presidente do TED.

Confira abaixo o cronograma completo:

18/03
Tema 1: Publicidade e ética. Deveres, direitos e austeridade da advocacia. Desafios do mundo moderno
– Palestrante: Jisely Porto Nogueira Braga (Graduada em Direito pela UCDB em 2000. Advogada atuante de 2001 a 2020. Pós-graduação lato sensu em Direito Processual Civil (UCDB/2003-2005). Curso de especialização em Processo do Trabalho (EMATRA/2006-2007). Membro Julgadora do Tribunal de Ética e Disciplina OAB/MS 2016/2018. Secretária Geral do Tribunal de Ética e Disciplina OAB/MS 2019/2021)

Tema 2: Os limites da publicidade na advocacia
– Palestrante 2: Leonardo Moraes (Administrador de empresas, pós-graduado em gestão de marketing e vendas. Escritor, Palestrante e Consultor especializado em gestão, estratégia de negócios jurídicos, gestão financeira e marketing jurídico, possui experiência de mais de nove anos na gestão de escritórios de advocacia)

16/04
Tema 1: Mecanismos de Marketing Digital
– Palestrante: Alana Montagna (Fundadora e Designer da Salti Brand & Design. Formada em Design de Produtos e Comunicação Visual, pela UCDB. Trabalha há mais de 11 anos com criação de marcas e Branding. Nos últimos 5 anos tem atuado no marketing digital e vem construindo valor para seus clientes nas diversas mídias disponíveis. Só no Mato Grosso do Sul já são mais de 300 clientes atendidos, tanto em publicidade tradicional como marketing digital, sempre com foco no posicionamento de mercado)

Tema 2: Marketing Jurídico Ético: Presente x Futuro
– Palestrante: Rodrigo Bertozzi (Pioneiro no Marketing Jurídico Brasileiro desde 1998, Especialista em Estratégias na Advocacia. Experiência em mais de 700 Bancas, Autor de 21 Livros, entre eles ‘A Nova Reinvenção da Advocacia, Marketing Jurídico Essencial’, ‘Revolution Marketing Place’, ‘Advocacia e as Leis do Relacionamento com o Cliente’, ‘A Nora Era das Marcas Jurídicas, Marketing Jurídico e Inteligência Artificial’. Sócio da Selem Bertozzi Consultoria e Co-Fundador do Instituto Internacional de Gestão Legal)

21/05
*Tema 1: Vantagens e riscos da proposta de atenuar as regras de vedação à publicidade na advocacia*
– Palestrante: Zênia Luciana Cernov de Oliveira (Formada em Direito pela Universidade Federal de Rondônia (1992), Advogada na área sindical há 25 anos, Autora dos livros ‘Estatuto da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética interpretados artigo por artigo’ em co-Autoria com Hélio Vieira da Costa, ‘Greve de servidores públicos’ e ‘Honorários Advocatícios’ em co-Autoria com Hélio Vieira da Costa. Conselheira Estadual da OAB Seccional Rondônia no triênio 2010/2012)

Tema 2: As relações advogado-cliente e a formação da clientela: Aspectos éticos da conduta do advogado e da publicidade profissional
– Palestrante: Paulo Roberto de Gouvêa Medina (Professor Emérito da Universidade Federal de Juiz de Fora. Titular da Medalha Rui Barbosa, com assento no Conselho Federal da OAB, órgão que integrou como Conselheiro por Minas Gerais por sete mandatos. Relator originário e para sistematização final do vigente Código de Ética e Disciplina da OAB. Autor de Comentários ao Código de Ética e Disciplina (Forense) e de outros livros jurídicos)

18/06 – Audiência Pública: A publicidade da advocacia na internet
Tema 1: Publicidade na advocacia: regras e inovações
– Palestrante 1: Carlos Kauffman (Graduado pela PUC-SP em 1993, é mestre em Processo Penal pela /PUC-SP, onde leciona a disciplina desde 1995. Autor do livro Prisão Temporária; e coautor dos livros Tratado Temático de Processo Penal e Propriedade Intelectual no Direito Empresarial. Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP no triênio 2019/2021; Conselheiro Secional da OAB-SP nos triênios 2010/2012, 2013/2015 e 2019/2021; membro da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-SP de 2001 a 2019; membro do Conselho de Prerrogativas da OAB-SP de 2005 a 2019)

Tema 2: Publicidade Profissional e a Advocacia 4.0
– Palestrante: Marco Antonio Araujo Junior (Advogado, Professor e Fundador do Meu Curso (OAB/Concursos/Pós), Mestre em Direitos Difusos e Coletivos, Especialista em Direito das Novas Tecnologias pela Universidade Complutense de Madrid. Foi Conselheiro Seccional da OAB/SP; Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/SP e membro da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da OAB de 2013 a 2018. Foi Assessor Chefe do Procon SP. Autor e coordenador de várias obras na Editora Saraiva, dentre elas Gabaritando Ética.)
– Mediador: Ary Raghiant Neto (Advogado, Secretário-Geral Adjunto e Corregedor Geral do Conselho Federal da OAB, escritor, professor e palestrante)

Texto: Laura Holsback