Diretoria da OAB/MS participa de solenidade de entrega de carteiras

Data:

Solenidade de entrega de carteiras a 59 novos advogados, advogadas e um estagiário teve a presença da Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul. A cerimônia foi nesta quinta-feira (4), no auditório da instituição.

Compuseram a mesa de honra o Presidente da Ordem, Mansour Elias Karmouche; Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior; Secretário-Geral Stheven Razuk, Secretária-Geral Adjunta Eclair Nantes; os Conselheiros Estaduais Heitor Miranda Guimarães e Fábio Nogueira Costa – padrinho da turma; Diretor-Geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Ricardo Souza Pereira; Coordenador das Comissões, Fernando Scaff; Presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Janine Delgado; Presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência e da Acessibilidade, Rita Luz; Presidente da Comissão de Estudos do Novo Código Civil, Caroline Lemos Karmouche e o Superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão.

A primeira a fazer o uso da palavra foi a Presidente da Comissão da Jovem Advocacia que falou sobre a alegria em fazer parte da cerimônia e deu boas-vindas aos aprovados no Exame de Ordem. “Hoje a vida de vocês se transforma, e para melhor. Vocês têm o poder de transformar a vida dos seus clientes e da sociedade. Lembrem-se sempre das dificuldades que os tornaram mais fortes e os preparam para a vida e estar aqui. Sucesso a todos”, disse Janine Delgado.

Ricardo, Diretor-Geral da ESA, lembrou a importância em continuar se especializando. “Enquanto professor, digo a vocês que a advocacia depende de constante atualização. Vivemos em meio a diversas mudanças nas legislações. Para se alcançar o sucesso na profissão, a atualização é fundamental e o papel da nossa Escola Superior da Advocacia é contribuir para isso”, declarou.

A turma teve como padrinho o Advogado Fábio Nogueira, que é Conselheiro Estadual e parabenizou aos jovens advogados, advogadas e estagiário pela conquista. “Talvez os senhores não tenham tido êxito sempre, mas aprenderam com a ausência desses êxitos. Chegaram na Faculdade de Direito e passaram por cinco anos, enquanto várias pessoas desistiram e ficaram pelo caminho. Vocês permaneceram e passaram no mais rigoroso Exame de Ordem. Isso é perseverança é notabilidade. Agora estão aqui iniciando nova jornada. Continuem sendo perseverantes e dediquem-se a essa profissão”, destacou.

O juramento foi lido pela Bacharel Bianca Félix Lopes e discurso feito em nome da turma pelo jovem advogado Vinicius Rodrigues Arruda. “Estamos vivendo em uma era tecnológica jamais vista, onde o acesso à informação é instantâneo e ao alcance de todos. Porém, nunca se esqueçam que por mais moderno que tenha se tornado o exercício da advocacia, as bases quais sejam: a confiança, justiça e honestidade nunca deixarão de ocupar a cerne do relacionamento advogado e sociedade”, declarou.

Encerramento

A solenidade de entrega de carteiras encerrou-se com o discurso do Presidente da OAB/MS. Em suas palavras, ele destacou a imparcialidade na atuação da instituição.

“A polarização entre grupos políticos infelizmente não tem permitido que o país evolua naquilo que esperamos, para que se torne um Brasil melhor. A Ordem dos Advogados do Brasil tem um papel fundamental, principalmente nesses momentos onde vemos que os avanços e mudanças que pedimos muitas vezes são interrompidos por interesses de pessoas que não querem que o país cresça. Mas, nós enquanto OAB/MS, temos nos colocado à frente dessas discussões sem ideologia e, sim, de forma técnica para alcançarmos os melhores resultados. O Brasil tem que dar certo e precisamos nos irmanar para rumos diferentes”, defendeu.

Mansour falou, ainda, sobre o papel fundamental da advocacia nessa conquista. “Vocês, advogados e advogadas, se inserem nesse contexto. A advocacia tem uma gama infinita de perspectivas e análises sobre qualquer tipo de questão. Por conta disso, hoje temos 78 comissões temáticas discutindo sobre esse universo de assuntos. O papel da advocacia é defender quem precisa, mas também zelar pela sociedade. E acima de tudo, defendemos a Constituição Brasileira. Não temos ideologia, o nosso olhar é sobre as leis que regem o nosso país. Fazer parte dessa profissão é um sonho de muitos, mas poucos sobrevivem. Aqueles que têm determinação, coragem e trazem consigo a vontade de ter sucesso estão sentados hoje aqui. Vocês são vencedores e privilegiados”, comemorou.

Prestigiaram a cerimônia os Conselheiros Gabriel Marinho, Ildalia Aguiar de Souza Santos, Maria Caroline Bertol Carloto Trindade Nantes; o Presidente da Comissão de Direito Militar, Paulo Doreto; o Presidente da Comissão de Transparência e Probidade Pública, Erickson Lagoin e o membro da Comissão de Defesa e Assuntos Estratégicos, Aluizio Frazão.