Diretoria da Subseção Três Lagoas toma posse

As Diretorias da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), e da Caixa de Assistência (CAAMS) estiveram nesta quinta-feira (20) na Subseção Três Lagoas para posse da nova Diretoria, que será presidida pelo Conselheiro Federal Gustavo Gottardi.
Representando o Presidente do Conselho Federal Claudio Lamachia, o Conselheiro Ary Raghiant agradeceu a Subseção e se colocou à disposição da Diretoria e dos Advogados da cidade. “Quero expressar nessa noite meu sentimento de gratidão com a advocacia de Três Lagoas. É com satisfação que viemos hoje, apesar do recesso forense, para a posse do nosso colega, amigo, Gustavo Gotardi, Conselheiro Federal. Uma pessoa que certamente fará um grande trabalho na sua Subseção, de uma família de advogados e Presidentes da mesma Subseção, que se entregam para a causa da OAB. Prestigiar o Guga, agradecer Corciolli pelos três mandatos, agradecer essa família, mas sobretudo relembrar história porque gratidão é um sentimento que temos que nutrir. Hoje construímos essa história baseada na gratidão. Contem conosco e desejamos muitas felicidades a vocês nesse fim de ano e nessa próxima gestão que inicia”.
“Hoje me despeço da Presidência da OAB de Três Lagoas, que exerci de 2001 a 2003, 2010 a 2012 e de 2016 a 2018. Enfrentamos momentos difíceis, de angustia, tristeza, mas também de alegria”, disse o então Presidente Antônio Costa Corciolli, agradecendo aos presentes pelo apoio quando estava à frente da Subseção de Três Lagoas.
Segundo ele, o advogado precisa combativo e ter coragem. “Gustavo Gotardi, com certeza, demonstrará possui-la. Continue sendo guerreiro de sempre com a mesma perseverança porque nossa bandeira não é de subserviência. A nossa luta não é para separar é para unir toda classe. Não é lei para conservar, é lei para desenvolver. O nosso ideal não é o Direito para poucos, mas para que todos possuam. Neste ato, faço a transmissão do cargo para o Presidente Gustavo Gotardi, o qual agora comandará os destinos de nosso Subseção no triênio de 2019 a 2021”.
Os novos Diretores, Conselheiros e membros de Comissão fizeram o juramento e Gustavo Gotardi assinou o termo de posse na Presidência da Subseção. Gustavo, que é filho de Luiz Otávio Gottardi e Maria Helena Eloy Gottardi, ambos ex-Presidentes da Subseção Três Lagoas fez um discurso emocionado agradecendo o apoio dos amigos e familiares.
Ele fez um discurso destacando a importância da democratização e Constituição Federal. “Hoje é uma data muito especial a todos nós. A todos advogados que aqui militam, que comemoram suas escolhas de maneira democrática. A OAB é considerada um dos guardiões da Constituição Federal, segundo os Artigos 33 e 103. Prometo exercer com ética, com respeito, concretizando a função que nos foi passada, dando voz aquilo que o Conselho e a Diretoria pensa, colhendo sempre os anseios dos advogados que me colocaram aqui”, pontuou agradecendo a Diretoria, Conselho, amigos e advogados, e principalmente os pais, que foram Presidentes da Subseção, “exemplo de garra, de força e de coragem”.
Gotardi encerrou a solenidade com a frase de Charles Chaplin: “Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, por que o mundo pertence a quem se atreve. E a vida é muito bela para ser insignificante”.
O Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche saudou todos da mesa e cumprimentou a nova Diretoria da 2ª Subseção.
Em seu pronunciamento, ele ressaltou a importância da união e da responsabilidade a frente da OAB. “A advocacia hoje tem um papel fundamental na sociedade, ela visa o aprimoramento das instituições. O trabalho é árduo, incessante, como de ontem para hoje com a concessão de liminar do Ministro Marco Aurélio, derrubada da decisão pelo Toffoli, criação de mais um auxilio pelo Poder Judiciário, e a OAB precisa se manifestar contra mais esse penduricalho. Precisamos sim pedir mais juízes, mais servidores, e agora criam um auxílio para onerar ainda mais o Poder Judiciário. Nós, enquanto entidade de classe, na defesa da advocacia e da sociedade, precisamos lutar. Esse é o caminho. Eu peço para que toda advocacia esteja unida no mesmo propósito, a favor da nossa classe”.
E continuou: “Nós temos em Mato Grosso do Sul uma advocacia pujante, rica, aguerrida, advocacia com vontade de fazer mudança, advocacia da esperança. Por isso, é preciso que estejamos vigilantes nesse novo governo para que não haja qualquer retrocesso, legitimando nosso estado democrático de direito, fazendo com que as garantias e direitos individuais sejam respeitados. A Ordem dos Advogados do Brasil vai continuar sim, vigilante”!
Também participaram da solecidade de posse o Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior, o Presidente da CAAMS, José Armando Amado, a Secretária-Geral Dora Waldow.