Notícias

Diretorias da OAB/MS, CAAMS e ESA/MS participam de Aula Inaugural do curso de Direito da UFMS

Data:

Com o Teatro Glauce Rocha lotado, as Diretorias da OAB/MS, CAAMS E ESA/MS participaram, na última sexta-feira (10), da Aula Inaugural da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que contou com palestra do Ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça.

Estiveram presentes o Presidente da OAB/MS Bitto Pereira, a Vice-Presidente Camila Bastos, o Secretário-Geral Luiz Renê G. do Amaral, a Secretária-Geral Adjunta Janine Delgado, o Presidente da CAAMS Marco Aurélio Rocha, a Diretora-Geral da ESA/MS Lauane Andrekowisk Volpe Camargo, o Vice-Diretor Geral João Paulo Delmondes, a Secretária-Geral Adjunta Nabiha de Oliveira Maksoud.

Também presentes na mesa de autoridades, a Vice-Reitora da UFMS, Camila Brandão, a Procuradora-Geral do Estado Ana Carolina Ali Garcia, O Desembargador do TJMS Alexandre Raslan, o Desembargador do TRT24 João Marcelo Balsanelli, o Procurador Chefe do Ministério Público Silvio Pettengil Neto, o Defensor Público Geral Homero Lupo Medeiros, o Procurador Chefe da União Cláudio André Raposo Machado Costa, a Diretora do Fórum Estadual de Campo Grande Jozeliza Alessandra Vanzela Turine o Diretor da Fadir Fernando Lopes Nogueira, Coordenador da Prática Jurídica Luiz Henrique Volpe Camargo, Chefe da Consultoria Jurídica André Puccinelli Júnior e a Diretora da Faculdade Insted Neca Bumlai,

O Diretor da Faculdade de Direito da UFMS, Fernando Lopes Nogueira, abriu a noite. “Pela primeira vez na história desta faculdade temos a imensa honra de receber o Ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, para prestigiar a aula inaugural, com um tema de grande interesse da comunidade acadêmica que aqui se encontra”.

A Diretora-Geral da ESA/MS, Lauane Braz Andrekowisk Volpe Camargo agradeceu a parceria de todos. “Essa aula inaugural é o resultado de um trabalho em equipe, quero agradecer imensamente a acolhida aqui nesta casa. Meu desejo é que esta noite seja o início de uma mudança profunda e positiva de comportamento na vida de todos nós que aqui estamos. Sabemos que o exercício de nós operadores do direito pode ser um campo desafiador e exigente, mas é também um espaço repleto de oportunidades para fazermos a diferença e impactar a vida das pessoas de maneira positiva”

O Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, elogiou o trabalho realizado pelas faculdades de Direito da capital e saudou o Ministro. “Estou aqui em nome de 18.550 advogados de Mato Grosso do Sul para saudar o Ministro André Mendonça. O grande Da Vinci, dizia que a maior virtude que um homem pode ter é um grande coração, a maior virtude que um homem pode ter é a generosidade, e Vossa Excelência demonstra isso hoje, deixando a Capital Federal para estar aqui conosco em uma noite de sexta-feira compartilhando seus conhecimentos”.

“Estou muito emocionada. Parabenizo a Fadir, tenho certeza que nós estamos fazendo história e sinto-me muito honrada em ser testemunha desse momento. A Universidade, além da formação técnica, tem uma formação cidadã, responsável e ética, precisamos de muitas pessoas boas para transformarem as realidades”, disse a Vice-Reitora, Camila Brandão.

Compondo a mesa mediadora, o Coordenador do Curso Luiz Henrique Volpe Camargo, deu as boas-vindas ao Ministro André Mendonça. “Nós estamos emocionados e envaidecidos. O senhor tem o nosso respeito, reconhecimento e nossa gratidão. Nosso desejo é que possa voltar em breve ao Mato Grosso do Sul, conte conosco”.

O Secretário-Geral Luiz Renê G. do Amaral também compôs a mesa mediadora, destacou o extenso currículo do Ministro, e fez menção ao trabalho realizado na Universidade de Salamanca. “Eu fui testemunha do porto e farol que o senhor Ministro André Mendonça foi e é para todos os estudantes de todos os países, em especial no Brasil”.

Com o tema “Estado de Direito e direitos fundamentais: evolução e perspectivas”, o Ministro do STF André Mendonça, abriu a palestra agradecendo e relembrando suas referências. “As grandes referências que eu tenho desde a infância são daqui, queria dizer que tenho uma gratidão especial pelo Mato Grosso do Sul, para mim, estar aqui hoje tem um significado muito maior. Me lembro de grandes juristas que marcaram esse Estado com bons exemplos, homens e mulheres de integridade”.

“Poucas vezes fui tão bem recebido em uma capital, se eu já tinha admiração por vocês, podem ter certeza que isso se multiplicou infinitamente. O grande significado da vida é o contato humano, e vocês me revigoram para continuar essa caminhada”, finalizou.

 

Texto: Raissa Quinhonez | Fotos: Gerson Walber