Notícias

Discursos emocionantes marcam solenidade de posse do Desembargador César Palumbo Fernandes

Data:

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região realizou, na tarde de ontem (1ª), a posse do Desembargador César Palumbo Fernandes na vaga destinada à advocacia. A emoção tomou conta da noite, que teve a participação dos Diretores e Conselheiros da OAB/MS.

O Presidente da OAB/MS Bitto Pereira esteve na mesa da solenidade, acompanhado do Presidente do TRT 24, Desembargador André Oliveira; Vice-Presidente, Des. João Marcelo; e os Desembargadores João de Deus, Nicanor de Araújo Lima, Marcio Vasques Thibau e Francisco das Chagas Lima Filho; Procuradora do Trabalho na Procuradoria Regional da 24ª Região, Simone Beatriz Assis de Rezende; Presidente da Amatra-MS, Juíza do Trabalho Priscila Rocha Margarido Mirault.

O Des. João Marcelo fez um discurso emocionante de boas-vindas lembrando a história de vida de Cesar Palumbo e o parabenizando pela jornada. “O mais novo membro desta Corte, oriundo do Quinto Constitucional, representa a digna classe da advocacia. Ele é conhecido pela virtude da generosidade. O mais novo membro deste Tribunal é conhecido por dar coisas boas aos outros de forma espontânea e plena, seja tempo, energia, recursos ou conexões sociais. O jurisdicionado ganha ao receber um juiz solidário, empático e generoso. O Tribunal ganha com um membro afável, comprometido e muito disposto e eu ganho um amigo”.

A Procuradora do Trabalho Simone Beatriz de Rezende cumprimentou a todos e ressaltou o papel da justiça trabalhista. “A sociedade espera do Juiz um conjunto de virtudes, como independência, humildade, coragem, altruísmo, compreensão, a brandura no trato com seus pares, servidores, advogados e com as partes. Não há como ignorar a importância do trabalho e a relevância do cargo de Desembargador do Trabalho, pois dentre os direitos sociais um dos que mais confere dignidade é o direito do trabalho. É preciso garantir, além de um posto, o direito a um trabalho decente. A sua vocação continuará a ser imprescindível e reafirmo o apoio do Ministério Público, com desejo de que a sua atuação lhe traga muitas realizações”.

À Presidente da Amatra Priscila Rocha deu as boas-vindas e se colocou à disposição do colega. “Já há entre seus colegas de trabalho um encantamento de quem chegou com boa vontade, generosidade e humildade a este Tribunal. Nós temos certeza que seu trabalho será à altura da cadeira que, a partir de hoje, ocupa. Doutor Nery foi uma das mais nobres almas que tivemos o privilégio de conviver, mas o senhor também imporá seu brilho, competência e dinamismo. Hoje, o senhor muda os rumos da carreira, mas não a essência. A Amatra o recebe de braços abertos e deseja muito sucesso nessa caminhada”.

O Presidente da OAB/MS Bitto Pereira parabenizou o Desembargador Cesar Palumbo Fernandes ressaltando o legado que deixou na advocacia. “Eu me formei na UCDB em 1998 e na mesma ocasião se formou César Palumbo Fernandes, um grande parceiro de lutas institucionais. Logo em seguida fomos encantados pela mesma paixão, chamada OAB. Daquela eleição até hoje nunca deixamos a instituição. A vida institucional de César começou na OAB, convidada por Nery Azambuja e Maria José, e pelos desígnios de Deus, estamos aqui hoje na sua posse na vacância do Desembargador Nery Azambuja. Uma história de 23 anos de advocacia, 22 anos de OAB e de lutas Institucionais”.

Bitto Pereira também salientou sobre a tão conhecida generosidade do Desembargador parafraseando Dostoiévsk e a Lei da Semeadura. “A marca de todos que passaram pelo gabinete, do então Diretor-Tesoureiro da CAAMS, era o sorriso genuíno, franco, a sensibilidade e uma visão muito humana da advocacia. O maior romancista russo dizia que se há uma virtude que nós devemos cultivar todos os dias é a generosidade. Há uma lei na vida que é implacável, aquilo que se planta é o que se colhe, de modo que a chegada de Vossa Excelência neste Tribunal, na vaga destinada à advocacia, é a prova da existência dos bons propósitos e daquele que dedica a sua vida às nobres causas da OAB. Tenho absoluta convicção que o trabalho que sempre o fez com amor na OAB, o fará na justiça do trabalho”.

O Desembargador Cesar Palumbo Fernandes, não segurando a emoção, agradeceu os discursos de carinho e prestou homenagem aos que contribuíram na sua trajetória. “Em momentos especiais da vida, como os que marcam essa solenidade, devemos agradecer e honrar aqueles que foram protagonistas da nossa trajetória. Toda conquista não se trata meramente de ato individual, estamos todos unidos por laços de amor, amizade e gratidão. Por isso, quero neste momento manifestar minha gratidão, a Deus, aos meus pais, a minha esposa, ao meu filho, familiares, a Ordem dos Advogados do Brasil, que estará sempre gravada no meu coração e aos seus representantes, foi lá que começou essa história. Foi a Maria José, a Zezé, que me apresentou o direito do trabalho e a vida institucional da OAB, quando seu esposo Nery Sá de Azambuja apresentou sua candidatura em 2000 à Presidência. Por um desses mistérios da vida, o destino, esses foram os dois responsáveis por eu estar aqui, exatamente na cadeira do Doutor Nery. Ingresso hoje na magistratura, convicto de que tenho condições de contribuir com este Tribunal, com o propósito de somar, contribuir e aberto ao diálogo”.

 

Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber