DNIT inicia obra da 3ª pista na BR-163 atendendo apelo da OAB-MS e Maçonaria
Ao receber ontem (22) a comitiva, o engenheiro Marcelo Miranda confirmou o início das obras da terceira pista. Representando a Maçonaria, participaram da visita ao DNIT o grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul, Juarez Vasconcelos; o grão-mestre adjunto do Grande Oriente do Brasil para o Estado de Mato Grosso do Sul (GOB-MS), Luis Sérgio Fraga Freitas; e o representante do Grão-Mestrado do Grande Oriente do Mato Grosso do Sul (GOMS), Dirceu de Oliveira Peters. O deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT-MS) também acompanhou a reunião.
O superintendente regional do DNIT esclareceu que o trecho Campo Grande-Sonora, com 380 quilômetros e que registra o maior número de acidentes em toda a BR-163 que atravessa o estado, já está em fase de execução. Explicou que a obra consiste na mesma solução dada ao trecho da BR-163 entre o distrito de Vila Vargas (na região de Dourados) a Campo Grande, com implantação de uma terceira faixa de rolamento (duas para subidas e uma para descidas).
O investimento é de aproximadamente R$ 150 milhões e o trecho até Sonora deve ser concluído em um ano. “Essa obra, certamente contribuirá para uma redução no número de acidentes neste trecho, demonstrando, assim, que o movimento encabeçado pela OAB-MS e pelas três potências maçônicas do estado, consubstanciado no Protocolo de Intenções celebrado recentemente e que teve como primeiro escopo a duplicação da BR 163, já apresentou resultados expressivos, mesmo que para o momento não se torne possível à duplicação, que é o objetivo principal, mas que se tornará realidade visto por um horizonte não muito distante; tanto isto é verdadeiro que a duplicação da rodovia já teve seu início entre Cuiabá e Rondonópolis, no Mato Grosso, com 200 km de extensão”, afirmou o advogado Wilson Rodrigues.
Duplicação em MT – Indagado pelos representantes da OAB e da Maçonaria, Marcelo Miranda esclareceu que o governo federal priorizou o início da duplicação da BR-163 no estado vizinho por receber um tráfego de veículo três vezes superior ao de Mato Grosso do Sul. Entre Rondonópolis e Cuiabá, ligando a região ao norte do país, circulam pela BR-163, além dos veículos que partem ou passam por Campo Grande, os que entram naquele estado pela BR-364 (oriundos de Brasília, Goiânia, Anápolis, Jataí etc.) e veículos oriundos da BR-070, provenientes de Barra do Garças (MT) e Aragarças (GO), na divisa dos estados, principalmente caminhões graneleiros que escoam a safra na região.
Conforme Wilson Rodrigues a campanha pela duplicação da BR-163 é a primeira das ações conjuntas visando à concretização de valores comuns entre a Maçonaria e a OAB-MS. “Neste caso específico, busca-se a preservação da vida com obtenção de melhor segurança nas estradas. Outras medidas e ações conjuntas para o aperfeiçoamento moral da sociedade sul-mato-grossense serão tomadas visando à preservação das garantias e dos direitos individuais e sociais, como a união de forças para combater o arbítrio, a tirania, o autoritarismo, o estado de exceção, a ilegalidade, a corrupção e o aviltamento dos costumes na sociedade contemporânea, além da necessidade de se redobrar as energias físicas, psíquicas e espirituais para a defesa da incolumidade e integridade da família e do estabelecimento de metas e ações efetivas para o combate à corrupção, a malversação dos recursos públicos e a degeneração da atividade política como sintomas de degradação moral dos homens públicos brasileiros”, acrescentou.