Educação jurídica será debatida em palestras de congresso

Data:

 

 

O III Fórum Regional de Educação Jurídica acontece nos dias 26 e 27 de abril de 2012, na sede da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul. A solenidade de abertura está prevista para as 19 horas. Diversas palestras com enfoque no ensino jurídico do País estão na programação.

 

A Palestra Magna tem como tema ”Avanços e Retrocessos: Educação Jurídica Responsável e o Papel da OAB”, proferida por Tercio Sampaio Ferraz Junior, professor Titular Aposentado da Faculdade de Direito e Doutor pela Universidade de São Paulo, e também da Universidade de Mainz na Alemanha.

 

No dia 27 de abril, sexta-feira, às 9 horas a palestra terá como tema: “Novos Contornos da Educação Jurídica e os Seus Reflexos no Exame de Ordem”, com os Debatedores: Professor Rubens Deocussau Tilkian, que é membro voluntário do Grupo de Apoio ao Judiciário – GAJ, atuando na área de conciliação nos processos indicados pelo Tribunal de Justiça do Estado de SP; e a Professora Regina Toledo Damião, Coordenadora do Curso de Direito das Faculdades Integradas Teresa Martin – UNIESP. Co-autora do Livro "Curso de Português Jurídico". Atuará como mediador, o Professor Sergio Santos Sette Câmara (CNEJ). O Fórum estará aberto a questionamentos do público, das 10 horas às 10h30.

 

Às 11 horas o tema debatido será:”A Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico como Instrumento de responsabilidade Social”, com a participação dos professores: Juliana Gerent, Bacharel em Direito e mestre em Tutela Coletiva dos Direitos Supra-Individuais pela Universidade Estadual de Maringá/PR, especialista em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Pontíficia Universidade Católica do Paraná, e Cristiane Derani, docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e do Mestrado da Universidade Católica de Santos. Coordenadora da linha de pesquisa sobre biodiversidade do Grupo de Estudos de Direito no Mercosul do programa Most da Unesco. Atuará como mediador do tema o professor Marisvaldo Cortez Amado (CNEJ).

 

Às 14 horas o assunto em discussão será:”Processo Regulatório: Medidas Cautelares e Notas Técnicas e Sua Aplicabilidade Legislativa como Instrumento de Regulação dos Cursos Jurídicos”, com os seguintes debatedores:Edgar Gastón Jacob Flores Filho, Bacharel e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e Evandro Menezes de Carvalho, Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Integração Latino – Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo. Vice-Diretor de graduação e Professor da FGV Direito Rio, professor da Faculdade de Direito da UFF. Presidente da Associação Brasileira de Ensino do Direito (ABEDi). A mediação será realizada pelo professor Eroulths Cortiano Junior (CNEJ).

 

Às 15h45 está prevista Avaliação Institucional: Ciclo Avaliativo – Posições do MEC e da OAB, com os debatedores:Cláudia Maffine Griboski, Graduada em Pedagogia com Especialização em Gestão Escolar. Mestrado em Engenharia de Produção na área de Qualidade da Gestão Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) e Ademar Pereira, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais – Centro Universitário Metropolitano de São Paulo – UNIMESP; Especialista em Gestão e Liderança Universitária – Organização Universitária Interamericana (OUI), além de vice-presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB. A Mediadora do tema será a professora Dinara de Arruda Oliveira (CNEJ).

 

O encerramento do evento está previsto para as 17 horas do dia 27 (sexta-feira). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (61)2193-9660/(67)3318-4700. Contato: [email protected].

 

O III Fórum Regional de Educação Jurídica está sendo realizado pelo Conselho Federal da OAB – Comissão Nacional de Educação jurídica, OAB/MS com apoio da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdades São Lucas, FACITEC, SECAL e Instituto Processus.