Em cerimônia de entrega de carteira, Mansour Karmouche destaca importância de Exame de Ordem e prerrogativas

Doze novos advogados e advogadas receberam suas carteiras de identidade profissional nesta segunda-feira (19). O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche falou sobre a importância do Exame de Ordem e das prerrogativas.
Mansour Karmouche presidiu a solenidade acompanhado do Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Escola Nacional da Advocacia (ENA), Luís Cláudio Alves Bito Pereira; Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Jovem Advocacia Nacional Vinicius Monteiro Paiva; Conselheira Estadual lldália Aguiar de Souza Santos; Secretária-Geral da Comissão de Processo Civil, Caroline Lemos Karmouche; Presidente da Caixa de Assistência José Armando Amado e Diretor-Tesoureiro da CAAMS César Palumbo.
O Presidente desejou as boas-vindas aos compromissandos parabenizando pela aprovação no Exame de Ordem. “Não se chega a lugar algum sem esforço, dedicação e empenho. Vocês percorreram até aqui um longo caminho. Vocês são os grandes vencedores e vencedoras. O Exame é, mais do que nunca, necessário ao exercício profissional. Hoje, com a carteira em mãos, começa a vida real. Se Inicia hoje um novo ciclo na carreira que vocês escolheram seguir”.
Karmouche lembrou das conquistas Mato Grosso do Sul pela advocacia nacional. “Nós aprovamos, com a Senadora Simone Tebet, uma lei exclusiva para a advocacia, que criminaliza a violação das prerrogativas. Isso tudo para dar paridade com os outros atores do sistema de justiça, juízes, promotores e delegados. Nós a temos para não usar, mas se for preciso estamos preparados para a ação de defesa dos profissionais. Nosso Estado também foi pioneiro em discussões sobre paridade gênero e cor nas eleições da OAB e alteração da cláusula de barreira”.
Ao final de seu discurso pontuou a estrutura oferecida aos novos advogados (as), o Complexo OAB/MS, CAAMS e ESA/MS, 92 salas na Capital e Interior, 31 Subseções, Prerrogativas 24 horas, Escritórios Compartilhados, além de toda assistência da CAAMS, bem como cursos e Pós-Graduação com apoio da ESA/MS.
Ao saudar os novos advogados, Bito Pereira parafraseou o renomado Professor Eduardo Juan Couture destacando que a advocacia é uma luta de paixões. “Paixão pelo estado democrático de direito, pelas liberdades e garantias individuais que estão na Constituição, direito à propriedade, liberdade e manifestação de pensamento, dignidade da pessoa humana, aperfeiçoamento da justiça, construção de uma sociedade mais justa. Não há sociedade digna e justa sem advocacia. Não é à toa que a advocacia é indispensável à administração da justiça. A partir de hoje passa a pulsar no peito de vocês um novo coração, daquele que vai procurar pedindo amparo, sofrendo ilegalidade ou precisão de representação em tribunal, audiência… Somos nós advogados que escrevemos quando as mãos dos outros já estão trêmulas e que falamos quando todos já se calaram. Mesmo nos momentos difíceis a advocacia prospera. Ser advogado, advogada, é ter uma profissão de fé, otimismo e esperança”.
Na ocasião, Ildália Aguiar convidou os jovens a participarem da OAB/MS. “Nós temos aqui uma estrutura para vocês atenderem seus clientes, trabalharem e se reunirem. Temos escritórios compartilhados, com salas e estações de trabalho pensadas na rotina da advocacia. Então, fiquem à vontade e sejam muito bem-vindos”.
A nova Advogada Fernanda Moura Santos Velho, filha do Advogado Fernando Amaral Santos Velho, falou em nome da turma. “Agradeço aqui nossos pais e toda rede de apoio que temos em casa porque sem vocês nós não estaríamos aqui hoje, em especial meu pai, minha inspiração, para seguir a advocacia. Até nos momentos mais difíceis, não me deixou desistir. Sucesso a todos”.
Também receberam carteira hoje os (as) advogados (as) Fernanda Larissa de Carvalho, Franciele de Souza Arguelho, Gabriel Antoniolli Silva Sá Rosa, Júlio Cesar Pereira Trajano de Souza, Larissa Rodrigues, Lucas de Azambuja Portela Cardoso, Maria Izabel Branco Rodrigues, Mariê Marin Pacheco, Roy Monteiro Hildebrand, Tassiana Tábata Silvério Bitencourt Araujo e Thaís Melo Taveira, e 10 estagiários (as).
Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber