Em entrega de carteira, Padrinho da Turma Lairson Palermo destaca valores da advocacia

A segunda solenidade de entrega de carteira desta segunda-feira (27) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), foi marcada por discursos sobre preservação da justiça e valores. A turma de 49 advogados e 7 estagiários foi apadrinhada pelo Advogado Lairson Palermo.
Compuseram a mesa de autoridades o Presidente Mansour Elias Karmouche, Vice-Presidente da Caixa de Assistência Silvia Bontempo, Secretária-Adjunta Janaína Pouso, Presidente da Subseção Naviraí Wilson Xavier, Padrinho da Turma Lairson Ruy Palermo, Coordenadora do Litech Dayane Nascimento Lupoli, Presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Presidente da Comissão de Direito Previdenciário Luciene Shimabukuro e o ex-Conselheiro da OAB/MS e ex-Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas Rafael Coimbra.
A Vice-Presidente da CAAMS Silvia Bontempo começou sua fala com palavras do Professor Vicente Sarubbi. “Ele dizia que a alta malandragem é ser honesto. A pessoa honesta não cai. O advogado não é trapaceiro, como ouvimos por aí, mas é a personificação da honestidade”. Ela terminou explicando sobre a CAAMS: “A Caixa atende as necessidades dos advogados, como planos de saúde, auxílios, Programa Anuidade Zero, dentre tantos. Sejam bem-vindos. Vocês têm a OAB para ampará-los e a CAAMS para abraçá-los”.
Diretor-Geral da ESA/MS Ricardo Pereira destacou a importância da atualização profissional “Eu convido vocês para um estudo permanente. Para que vocês tenham sucesso só existem um caminho, o estudo. Essa é a função da ESA/MS, apará-los no estudo jurídico, com uma grande vantagem, 95% dos cursos são gratuitos e agora, em razão da pandemia, são online”.
A Coordenadora do Litech Dayane Lupoli convidou os novos advogados para participarem do Laboratório de Inovação para se diferenciarem no mercado. “O 1º Laboratório de Inovação e Tecnologia do país atua no aperfeiçoamento jurídico constante, modernizando o escritório, através da equipe faz um diagnóstico, bem como planejamento de carreira e mentoria. A advocacia é como uma empresa. O Litech tem muitas atividades para servir a advocacia e construir empresas, escritórios de advocacia. Estamos à disposição”.
A Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Janine Delgado parabenizou os novos colegas convidando para participar de reuniões e curso de formação da jovem advocacia, que será dia 5 de outubro. “Aproveitem para participar da nossa OAB, da nossa Comissão, fazer network e trocar experiências. O curso do próximo dia 5 será uma aula que passaremos desde atendimento, marketing, finanças a peticionamento do e-SAJ, Pje, etc. Fazemos esse trabalho por vocês, valorizar a advocacia é ter uma sociedade valorizada. Contem conosco, sejam bem-vindos”.
A nova Advogada Thais Lima Gadêlha fez o juramento e a Oradora da Turma foi a Advogada Tatiana Carolina Augusta Aparecida França Brunszwick e Rezende. Ela relacionou a ‘Oração aos moços’, um dos discursos de Rui Barbosa, escrito para a formatura de 1920 da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, frisando a defesa da justiça, valores e prerrogativas. “Caros colegas, nossa função é imprescindível para o progresso da sociedade. Nosso estudo fortalece o direito. Nossa garra alcança o essencial de cada indivíduo. É a busca pela justiça, ofício esse dado a nós operadores do direito, instrumento de Deus. Nada mais importante do que a compreensão do impacto do nosso ofício e a compreensão da noção de responsabilidade. As lições de Rui Barbosa têm aplicabilidade com perfeição no presente momento que vivemos um desequilíbrio de valores sociais. A união da classe se faz necessária diante de um contexto de sequenciais episódios de ataques às nossas prerrogativas, garantias mínimas. Que a nossa sentença seja por nem uma prerrogativa a menos”.
Padrinho da Turma, Lairson Ruy Palermo ressaltou, em seu discurso, o ingresso na advocacia, a concretude de valores da profissão relacionando também a ‘Oração aos Moços’ de Rui Barbosa com o cenário atual. “A aprovação no Exame de Ordem representa não somente uma prova, mas uma trajetória que se inicia. O ensino de direito foi responsável pela criação da estrutura do estado nacional. Uma das primeiras carreiras que surgiram formando a identidade nacional. Rui Barbosa na verdade nos ensina que a preparação é uma parte importante para a ação. Rui Barbosa vivia na época uma situação quase que parecida com hoje, que exigia a união e defesa dos patriotas em torno das nossas tradições e instituições. Minhas palavras aqui remontam ao respeito à família”.
Ele ressaltou ainda sobre a dedicação ao ofício da advocacia. “Essa Casa OAB não tem dono, é uma construção moderna. Local aqui das grandes lutas e decisões, onde se chega à justiça. No final sempre permanece o consenso. É lutar em prol dos valores da justiça, democracia e a república. Valores nada são se não forem exercitados cotidianamente pelos profissionais. Temos uma das mais nobres funções, que exige destreza e responsabilidade. Vocês são portadores de luz, que iluminam os caminhos daqueles que mais precisam.
O Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche encerrou a solenidade com um discurso de apoio e esperança aos jovens advogados. “A partir de hoje começa a história real da advocacia de vocês. As ações iniciam, o diálogo com os clientes, mas as dúvidas permanecem. Na OAB vocês têm o amparo necessário, Comissões e Diretores ao lado de vocês. A advocacia é construída de forma coletiva. Então, comecem a construir suas histórias hoje e com apoio da OAB/MS. Vocês estão habilitados e se podem ser úteis, sejam úteis a alguém, a sua instituição e a sociedade. Sejam muito bem-vindos e contem com a OAB”.
Todas as fotos da solenidade estão disponíveis na Fanpage da OAB/MS (Acesse aqui).
Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber