Em entrega de carteira, Presidente Bitto Pereira destaca papel da advocacia no direito à vida, liberdade e felicidade

“Somos nós, advogados e advogadas, que lutamos diariamente pela vida, pela liberdade e, essencialmente, pela busca da felicidade”, disse o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Bitto Pereira, durante entrega de carteira, nesta quarta-feira (9), a 50 advogados e advogadas, parafraseando a Declaração da Independência dos Estados Unidos.
A solenidade teve na mesa diretora também a Vice-Presidente Camila Bastos; Secretária-Adjunta Janine Delgado; Diretor-Tesoureiro Fábio Nogueira; Vice-Presidente da CAAMS Marta do Carmo Taques; Secretário-Geral da ESA/MS Marcelo Radaelli da Silva; Membro honorário vitalício e Conselheiro Federal Mansour Elias Karmouche; Conselheira Estadual e Madrinha da Turma Beatriz Fonseca Sampaio Stuart; Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) Rui Falcão; Corregedor-Geral do TED Ladislau Ramos; Conselheiro Estadual do Rio Grande do Sul e Vice-Diretor da ESA/RS Eduardo Barbosa; e a Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Karina Lopes Koschinski Canhete.
Karina Koschinski parabenizou e convidou os (as) jovens advogados (as) para participarem da Comissão. “Sejam muito bem-vindos à essa casa, a Casa da Cidadania e de vocês, da advocacia. A Comissão da Jovem Advocacia está de portas abertas para recebê-los. Temos vários eventos programados para o início de carreira, amanhã mesmo temos evento sobre o início da advocacia empresarial e será um prazer ver vocês lá”.
Secretário-Geral da ESA/MS Marcelo Radaelli da Silva convidou para a Aula Magna da ESA/MS, dia 25, às 19 horas, e destacou a importância da educação. “Continuem o aperfeiçoamento e atualização porque a nossa profissão muda constantemente com novas leis e decisões que impactam a advocacia. Estudem sempre. Acompanhem a ESA/MS que sempre oferecemos cursos e palestras para todos”.
Vice-Presidente da CAAMS Marta Taques cumprimentou todos da mesa e os novos advogados, destacando a importância do respeito às prerrogativas e dos benefícios da CAAMS. “Sejam bem-vindos à casa de vocês, venham apresentar ideias e participar das Comissões. Na carreira que decidirem seguir, sejam éticos, sempre respeitem os colegas, as autoridades, lembrem e façam valer suas prerrogativas. A Caixa de Assistência está sempre de portas abertas para recebê-los, temos diversos serviços e benefícios à advocacia”.
O juramento foi feito pela Advogada Larissa Sisti Lima, intérprete de Libras, que fez o juramento na língua de sinais. O orador foi o novo Advogado Caio Corrêa do Nascimento que ressaltou as mudanças vindas com a pandemia. “Vencemos mais desafios do que normalmente enfrentaríamos. O que nos dá esperança é a fé, de que venceremos a advocacia com ética, maestria e eficiência, mostrando a todos nosso valor. Que possamos sair daqui e trabalhar por um mundo melhor”. Ao final da solenidade ele foi presenteado com um certificado digital.
Madrinha da turma, a Conselheira Estadual Beatriz Fonseca Sampaio Stuart deixou uma mensagem positiva aos novos advogados sobre vocação e resiliência. “Vencer o Exame de Ordem é a primeira batalha, pois nossa profissão é um sacerdócio, é uma das mais honradas carreiras. O advogado é o guardião das liberdades, da vida e do patrimônio. Nós vivemos hoje tempos diferentes na advocacia, com novidades que adaptaram a evolução do tempo e da tecnologia. A advocacia exige empreender, de entender de finanças e de gestão e da realidade no nosso País e do nosso Estado, e em especial a realidade e as dores dos nossos clientes. Vivenciamos uma advocacia mais jovem e predominantemente feminina. Então abracem com amor a profissão que vocês escolheram e dê o melhor sempre”.
Bitto Pereira começou seu discurso relacionando a Declaração de Independência dos Estados Unidos com a função da advocacia. “Criada em 4 de julho de 1776 por dois advogados, a frase ‘Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança de sua pessoa’ é a frase mais dita no idioma inglês, que serviu de modelo para todo mundo ocidental desde então. Somos nós, advogados e advogadas, que lutamos pela vida, pela liberdade e essencialmente pela busca da felicidade. Quando somos procurados por alguém que está buscando liberdade, que teve patrimônio invadido buscando a felicidade, só nós advogados temos essa função, nobre e única, batendo um coração ao lado do nosso, daquele que não consegue escrever e você terá que escrever por ele, que não tem voz para falar e você falará por ele. Portanto, nós lutamos diariamente pelo direito à vida, à liberdade e pela busca da felicidade”.
O Presidente da OAB/MS encerrou seu discurso parafraseando o autor uruguaio Eduardo Juan Couture sobre a importância de se fazer o que ama, com orgulho para assim obter sucesso. “O maior ativo da advocacia é o seu nome, que se constrói com trabalho diuturno ao longo dos anos. A caminhada tem que ser feita dia a dia e a lei mais forte da advocacia é a lei da semeadura, quem trabalha, colhe. A nossa carreira tem que ser levada com otimismo, fé, então façam da sua profissão algo que está sintetizado no último dos 10 mandamentos de Eduardo Juan Couture: Desenvolva sua profissão, faça sua advocacia de modo tranquilo e se um dia um filho lhe pedir um conselho de qual profissão seguir, você possa dizer com orgulho, a advocacia”.
Acesse aqui todas as fotos da solenidade: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=oabmatogrossodosul&set=a.2416630588471834
Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber