Em um misto de tristeza e esperança, Presidente da OAB/MS deixa mensagem de otimismo a novos advogados

Data:

“Nesse momento tão delicado, no qual muitas pessoas se foram, que vocês saiam daqui com ainda mais ânimo para essa nova etapa que se inicia hoje. Tenham fé, determinação, persistência, e, acima de tudo, não se esqueçam da justiça”. Em entrega de carteira, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche deixou uma mensagem de otimismo. 

Ele recebeu os oito novos advogados e uma estagiária com o Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Escola Nacional da Advocacia (ENA) Luís Cláudio Alves Bito Pereira, o Presidente da CAAMS José Armando Amado, o Diretor-Tesoureiro César Palumbo e com a Presidente do TED Marta Taques.

Emocionado, Mansour Karmouche começou seu discurso lembrando dos advogados e amigos levados pela Covid. “Nesse fim de semana recebemos a notícia do passamento do ex-Presidente da nossa OAB/MS Geraldo Escobar e do Juiz Aposentado Jurandir Brito, esposo da querida Vice-Presidente da CAAMS Herthe Brito, duas pessoas valorosas, que muito contribuíram para a advocacia sul-mato-grossense. Vivemos um momento muito difícil. Todas as vidas importam. Perdi vários amigos para essa doença terrível, mas temos uma missão que vamos desempenhar sempre, independente das circunstâncias, em respeito e em memória aqueles que tiveram suas histórias encurtadas”, disse segurando as lágrimas. 

O Presidente frisou que, apesar de todo cenário, quem ingressa na advocacia precisa estar preparado para enfrentar os obstáculos. “Hoje vocês estão ingressando na OAB/MS. Um momento emocionante e de alegria. Sintam-se honrados porque chegar a esse momento exigiu um esforço muito grande de todos e agora é a coroação. A faculdade é um caminho, mas você não sai advogado, promotor ou juiz. A OAB é o começo e o fim de todas as carreiras. A OAB/MS é a casa de vocês. Aqui defendemos não apenas pela advocacia, mas pela sociedade. Temos 31 Subseções, Caixa de Assistência, Escola Superior e Escritórios Compartilhados. Com a ajuda da Senadora Simone Tebet aprovamos um projeto de lei que criminaliza a violação das nossas prerrogativas. Fizemos muito para que vocês tivessem seus direitos assegurados”.  

Finaliza com uma mensagem positiva e de reflexão aos novos profissionais: “Por mais males que tenhamos no país, estamos num país democrático. Então, a escolha é de vocês, mas saibam das consequências de suas ações. Fazer a defesa não é fácil. Nesse momento tão delicado, no qual muitas pessoas se foram, que vocês saiam daqui com ainda mais ânimo para essa nova etapa que se inicia hoje. Tenham vontade, fé, determinação, persistência, e, acima de tudo, não se esqueçam da justiça. Meus parabéns e sucesso”. 

 Na ocasião, o Conselheiro Federal e Vice-Presidente da ENA Bito saudou os jovens advogados, seus familiares e destacou, entre os mandamentos da advocacia do Professor Uruguaio Eduardo Couture, que a advocacia é uma luta de paixões. “Nós somos apaixonados pela dignidade da pessoa humana, pelo respeito às garantias, às liberdades e aos direitos individuais de cada cidadão. Pelo direito à propriedade, à livre manifestação de pensamento, ao trabalho digno e à saúde. Não é à toa que temos uma placa na Sede que diz que o advogado é indispensável à administração da justiça, porque não há justiça sem advocacia”. 

Após o compromisso receberam carteira os (as) Advogados (as) Adriana Alegre Matos, Ana Paula Oliveira Costa, Cristiane do Nascimento Britto, Felipe Loureiro de Barros, Gabriel Salomão de Mattos, Jacqueline Damaso Vieira Catanho da Silva, Luma Lima e Silva e Vinícius Alexandre Barroso Braga; e a estagiária Bianca Cássia Martins Tonon. 

Cristiane do Nascimento Britto falou em nome da turma. “Eu ingressei na faculdade com objetivo de fazer concurso para delegada de Polícia. No cursinho para prova da OAB, no convívio com excelentes pessoas, despertou em mim a vontade de seguir a advocacia, carreira que ingressa hoje com muito orgulho”. 

Sua mãe, a Defensora Pública Salete do Nascimento Britto parabenizou a todos e citou a importância de trabalhar em prol da sociedade. “A cada direito protegido, a cada prestação jurisdicional atendida, a pessoa chegar na sua sala e agradecer, isso é um momento de extrema felicidade para quem atua pela justiça”.

 

Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber