Entrega de carteiras: Presidente da OAB/MS lamenta mais de 100 mil mortes pela Covid-19 no Brasil e fala do papel da profissão na sociedade
Misto de alegria e tristeza marcou a cerimônia de entrega de carteiras, realizada na manhã desta segunda-feira, na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS). Felicidade por receber aos quadros da instituição 10 novos advogados (as) e três estagiários que muito poderão contribuir à advocacia e luto pelas mais de 100 mil pessoas que perderam a guerra para a Covid-19 no Brasil.
Muito triste pela perdas, o Presidente da Seccional Mansour Elias Karmouche falou do momento de adaptações e restrições que a nação está passando e lamentou as vidas perdidas. “Chegamos ontem a 100 mil vidas perdidas em nosso país. Mais de 750 mil mortos no mundo, em poucos meses. São amigos, familiares, pessoas que tinham todo o direito de continuar a vida, mas infelizmente perderam para a doença. Não é hora de buscar culpados. Pode ter havido sim negligência em alguns lugares, mas isso precisa ser devidamente apurado no futuro. Agora, infelizmente, alguns gestores têm decepcionado a nação brasileira e se aproveitado deste triste momento para benefício próprio, praticando desvios e corrupção no meio da Pandemia” avaliou.
Em seguida, o Presidente destacou o papel da advocacia nesse contexto de crise que o país enfrenta. “Daí vocês perguntam: o que isso tem a ver com a minha profissão? Muito! A partir de agora vocês atuarão pela defesa da cidadania. Integram a nossa instituição e juntos vamos lutar pelo direito à vida, de ir e vir, das minorias e maiorias, pela liberdade e democracia”, enfatizou.
Edinaldo Aparecido da Silva Meneses leu o juramento e Caio Molina Ambrizzi discursou em nome da turma. “É um sonho estar aqui hoje. Essas pessoas – familiares e amigos, que estão à nossa frente, tem o nosso orgulho e tenho certeza que somos também o orgulho delas. Receber essa carteira é maravilhoso. Um compromisso que estamos assumindo. Agradeço a todos por esta cerimônia pública, por trás do computador não temos esse calor humano, que sentimos tanta falta”, celebrou Caio.
Participaram das entregas o Vice-Presidente Designado Walfrido Azambuja, o Secretário-Geral da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS) Euclydes José Bruschi Júnior, o Advogado Rodrigo Duarte e a Delegada da Polícia Civil Rosely Molina.
Receberam a carteira de advogado (a): Caio Molina Ambrizzi, Edinaldo Aparecido da Silva Meneses, Francine de Oliveira Dipp Agostini, Fabriciane Santos de Deus, Laiza Dauane Montania Vera, Letícia Ferreira do Nascimento Almeida, Roselice Leite dos Santos, Taynara Jacques Benites, Tamires Rafaela de Oliveira Sancho e Vanessa Thiyomi Kayano. Estagiários: Bruno Henrique Aristimunho Lima, Cassio Roberto Gomes Silva e Felix Fernando Freitas.
Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber