ESA Conecta recebe Raphael Chaia para debate sobre a prática da Inteligência Artificial na advocacia

Data:

Na noite desta segunda-feira (05), o ESA Conecta contou com a presença do advogado e PhD em Direito Digital e Novas Tecnologias, Raphael Chaia, que conduziu uma palestra sobre a prática do uso da Inteligência Artificial no cotidiano jurídico.

O evento foi aberto pelo Diretor-Geral da ESA/MS, João Paulo Sales Delmondes, acompanhado da Secretária-Geral Adjunta, Juliana Medina de Aragão.

“Começando a semana com muito aprendizado e intensidade aqui na ESA. A participação de vocês, mais uma vez, nesse evento nos motiva a seguir em frente com confiança. Cumprimento, em especial, o professor Raphael Chaia e todos que nos acompanham pelo Instagram e pelo canal do YouTube”, destacou João Paulo.

Raphael Chaia é pós-graduado em Direito Digital e Compliance, Direito de Criptoativos e Blockchain e Direito Ambiental. Mestre e Doutor em Desenvolvimento Local, e também Pós-Doutor em Novas Tecnologias e Direito pelo Mediterranea International Center of Human Rights Research, de Reggio Calabria.

Durante a palestra, Chaia propôs uma abordagem prática sobre o tema.

“A proposta de hoje não é falar da parte teórica da inteligência artificial. O momento é de pensar como aplicar essas ferramentas no nosso dia a dia, seja na advocacia, nas pesquisas, ou em consultorias. O primeiro desafio é escolher a plataforma adequada, pois existem inúmeras opções no mercado, cada uma com características específicas conforme a atividade jurídica desempenhada.”

Ele destacou ainda que a chamada “inteligência artificial” deve ser compreendida corretamente como modelos de cognição automatizada, e que seu uso exige mais preparo do profissional.

“Essa tecnologia vem para somar à rotina do operador do Direito. Não substitui, mas potencializa as habilidades de quem sabe utilizá-la com inteligência.”

Ao final do evento, Juliana Medina de Aragão agradeceu a participação de todos e enalteceu a contribuição do palestrante.

“Tivemos um verdadeiro show, não foi apenas uma palestra. Saímos daqui mais reflexivos e com muito conhecimento. Afinal, é isso que viemos buscar aqui, atualização constante. Muito obrigada, professor Raphael Chaia.”