ESA/MS, CATRI e CJA realizam palestra sobre Imposto de Renda com o Delegado-Adjunto da Receita Federal

Quando o assunto é Imposto de Renda, é inevitável surgirem dúvidas. Pensando nisso, na noite desta quarta-feira (7), foi realizada no Auditório da ESA/MS a palestra “Imposto de Renda da Pessoa Física: Novas Regras, Riscos e Boas Práticas”, ministrada pelo Delegado-Adjunto da Receita Federal, Henry Tamashiro de Oliveira.
A abertura do evento foi feita pelo Presidente da Comissão de Assuntos Tributários, Marcelo Barbosa Alves Vieira, que agradeceu a presença do palestrante.
“A pessoa com mais propriedade no assunto é o Delegado-Adjunto da Receita Federal, Henry Tamashiro. Ele tem um vasto conhecimento sobre o tema e irá compartilhar conosco um pouco da sua experiência, para que possamos aprender mais sobre a questão do Imposto de Renda.”
Henry Tamashiro, que é formado em Ciência da Computação e Bacharel em Direito, abordou diversos tópicos relacionados ao tema e explicou como o meio jurídico deve atuar em situações específicas. Durante sua fala, destacou.
“Primeiramente, gostaria de agradecer o convite e reforçar que a Receita Federal está à disposição da OAB/MS. Estou aqui com o propósito de desmistificar alguns pontos importantes. A tributação está intrinsecamente ligada ao Direito — afinal, a sociedade não existiria sem tributos. Mas o que caracteriza um imposto justo? Existem princípios fundamentais que norteiam essa discussão e, no caso do Imposto de Renda, destacam-se três pilares: a generalidade, a universalidade e a progressividade.”
O evento contou com a presença de autoridades da advocacia, entre elas, o Vice-Presidente da CATRI e Conselheiro Estadual, Sebastião Rolon Neto, o Presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Luciano Albuquerque Silva, e a Vice-Presidente, Maria Amélia Carvalho Campos.