ESA Vai ao Interior: 1ª Subseção de Corumbá sedia debate sobre Tributação na Advocacia

Na noite desta segunda-feira (30), a 1ª Subseção de Corumbá sediou mais uma edição do ESA Vai ao Interior, que abordou o tema “Tributação na Advocacia”, com o especialista Vagner Ribeiro de Souza.
O Presidente da 1ª Subseção, Otávio Ferreira Neves Neto, explicou que o evento se destacou como uma importante iniciativa de capacitação para a advocacia corumbaense e ladarense, além de representar uma oportunidade valiosa de atualização para os profissionais da contabilidade que atuam na região.
“A palestra teve como principal objetivo oferecer uma abordagem estratégica e prática sobre as obrigações tributárias e contábeis que afetam diretamente a rotina dos advogados – sejam autônomos ou integrantes de escritórios organizados juridicamente. Um dos pontos altos da palestra foi a discussão dos impactos da Reforma Tributária na atuação da advocacia, esclarecendo pontos relevantes e preparando os profissionais para as mudanças que já se desenham no cenário tributário nacional”, disse.
Danilo Vargas Jr., coordenador da ESA/MS da 1ª Subseção Corumbá, garantiu que o dia 30 de junho de 2025 ficará marcado nos anais da advocacia corumbaense, por ter alcançado expressivo número de participantes em uma noite fria e atípica para os corumbaenses, acostumados a altas temperaturas, e também por ser o primeiro evento realizado no auditório da sede da 1ª Subseção.
“A palestra trouxe uma visão estratégica sobre as principais obrigações tributárias e contábeis que impactam diretamente a advocacia, com foco tanto em profissionais autônomos quanto em escritórios já constituídos. Mais que conteúdo técnico, tivemos uma abordagem prática sobre riscos, oportunidades e decisões que influenciam a saúde financeira e a segurança jurídica dos advogados”, esclareceu.
Saiba mais – Durante o evento, foram discutidos temas como a tributação na pessoa física, obrigações fiscais no CPF (como Carnê-Leão, IRPF e DME), riscos da sonegação com exemplos reais de intimações, e a transição do exercício profissional do CPF para o CNPJ.
Foram abordadas ainda questões relativas ao regime do Simples Nacional, remuneração de sócios, INSS sobre pró-labore, além de um comparativo prático entre atuar como pessoa física ou jurídica e os benefícios da formalização.
A presença de advogados, contadores e estudantes reforça o compromisso da Subseção da OAB/MS de Corumbá com a qualificação contínua da classe, fortalecendo os laços entre as áreas jurídica e contábil e promovendo uma atuação mais segura, eficiente e alinhada às exigências legais.
Eventos como esse demonstram o papel essencial da OAB e da ESA na promoção do conhecimento técnico e na valorização das boas práticas profissionais da região. Destaque-se que o objetivo é sempre promover o aperfeiçoamento técnico e prático da advocacia, priorizando a realização de eventos gratuitos, ministrados por professores e profissionais voluntários, comprometidos com a formação jurídica de qualidade.