Estudo mostra OAB entre as instituições com maiores índices de confiança da sociedade

Data:

Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro, lançado nesta segunda-feira, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), no Rio de Janeiro, mostra a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como a instituição melhor avaliada entre empresas e organizações, com um índice de 66% de confiança da sociedade. No mesmo contexto o índice de confiança alcançado pelas empresas privadas foi de 56%, pelos movimentos sociais 49%, sindicatos 35% e partidos políticos 14%.

Para o Presidente da Seccional Mato Grosso do Sul, Mansour Elias Karmouche, “essa avaliação traduz os serviços que a Ordem tem defendido e prestado para a advocacia e as lutas em prol da sociedade brasileira e sul-mato-grossense”.

Na avaliação da melhor atuação dos membros do Sistema de Justiça, os advogados aparecem com 45 pontos percentuais, à frente de defensores públicos, promotores, membros do Ministério Público, juízes, desembargadores, ministros do Superior Tribunal de Justiça e ministros do Supremo Tribunal Federal.

Entre os poderes da República, o Judiciário alcançou o maior índice de confiança da população, com 52%. Em seguida aparecem o Poder Executivo, com 34% e o Legislativo, com 19%.

A pesquisa foi encomendada pela AMB e realizada pela Fundação Getúlio Vargas, no período de agosto de 2018 a agosto 2019. Mais de 2,5 mil pessoas foram ouvidas, entre advogados, defensores públicos e cidadãos. A coordenação da pesquisa ficou a cargo do ministro Marco Aurélio Bellizze, do Superior Tribunal de Justiça, com subcoordenação da presidente da AMB, Renata Gil.

Confira a íntegra:

ESTUDO DA IMAGEM DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO_REUNIÃO 29 OUTUBRO 2019_final (1)