Fábio Trad apresenta projeto OAB vai à Escola para 200 diretores de escolas d
Campo Grande – Pelo menos 200 representantes de escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande, entre diretores, diretoras e adjuntos, conheceram hoje o Projeto OAB vai à Escola que está sendo reativado em Mato Grosso do Sul. Em visita à Secretaria Municipal de Educação, o presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul, Fábio Trad, acompanhado da secretária de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, apresentou detalhes sobre o projeto aos representantes dos estabelecimentos de ensino (foto). Todos ficaram entusiasmados com a iniciativa que visa promover a cidadania.
Através do projeto, advogados levarão gratuitamente às comunidades de Campo Grande abordagens sobre temas como violência, desemprego etc., com informações sobre direitos e deveres para que todos possam exercer plenamente sua cidadania. O início do calendário de atividades será definido na semana que vem, em reunião com o prefeito Nelson Trad Filho, em que o advogado Carlos Eduardo Bruno Marietto, da coordenação do projeto, estará representando a OAB. O encontro deve ocorrer na quarta-feira, mas depende de agenda a ser confirmada pelo prefeito.
“Este programa visa contribuir para formação da cidadania integral desde a infância”, afirma Fábio Trad. O projeto permitirá ainda, frisa, “mostrar à sociedade que a advocacia é uma profissão valorosa e indispensável ao respeito e a administração da cidadania e que os advogados são comprometidos pelo próprio caráter da profissão com a justiça social”. Para o presidente da OAB/MS, o programa deve servir, também, para ajudar a reverter o processo de estigmatização que deprecia a profissão ao mostrar a verdadeira face do advogado, profissional liberal indispensável à justiça de toda a sociedade.
Promovendo a cidadania – O Projeto “OAB vai à Escola” é fruto de um trabalho iniciado pela OAB de Osasco (SP) junto às autoridades paulistas de educação e ao Ministério da Educação. Para coordenar a comissão que está reativando o projeto em Mato Grosso do Sul, a diretoria da OAB/MS nomeou os advogados Carlos Eduardo Bruno Marietto, Niuton Ribeiro Chaves Júnior e Mônica Barros Reis (de Aquidauana).
Conforme o advogado Carlos Marietto, o público alvo são alunos dos ensinos fundamental e médio de Mato Grosso do Sul. A proposta da OAB/MS na parceria com as escolas vai além: visa atingir toda a comunidade. “Através do projeto Escola Viva já adotado em escolas de Mato Grosso do Sul abertas à comunidade aos sábados e domingos, pretendemos levar o projeto também aos pais e a toda comunidade”, reforça Marietto.
“Vamos prestar, também, assessoria jurídica, respondendo perguntas de ordem práticas com problemas que os cidadãos possam estar enfrentando como separações, direitos trabalhistas e outros. O objetivo não é só fazer palestra, mas interagir e despertar o cidadão nos estudantes e nos demais integrantes das comunidades”, acrescenta.