Fábio Trad conclama Poder Legislativo a se engajar no combate à violência
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, Fábio Trad, ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa na manhã de hoje (24/05), para conclamar o poder público, em especial o Poder Legislativo, a se juntar ao movimento pela redução dos índices de violência no Estado. A Assembléia realizou uma sessão especial, tendo como tema principal a violência.
Antecedendo o pronunciamento do presidente da OAB Nacional, Cezar Britto, que veio ao Estado para declarar o apoio do Conselho Federal ao Movimento MS Contra a Violência, mobilização encabeçada pela OAB-MS, Fábio Trad procurou mostrar aos deputados que os índices de violência têm se tornado maiores e mais graves, caminhando dos simples furtos para os roubos e latrocínios.
“O que mais assusta não é a expressão quantitativa dessas incidências , mas a dimensão qualitativa, uma vez que têm ocorrido muitos homicídios por motivos banais e crimes sem qualquer motivação ou justificativa”, disse o dirigente da Seccional em entrevista concedida momentos antes. Para o presidente, esse é o momento de união de todos os segmentos da sociedade, em torno de um propósito comum, que é a redução dos níveis de violência pelo menos a um nível aceitável.
“Conto com o apoio dos parlamentares no engajamento desta luta contra violência em nosso Estado. Acredito que a união resulta na redução da criminalidade”, destacou Fábio Trad. Ele fez questão de reiterar que o Movimento MS Contra a Violência não tem qualquer conotação político-partidária, lembrando que a mobilização transformou-se num fórum permanente de debates e busca de soluções para o problema proposto.
“O movimento vem surpreendentemente conquistando importantes adesões”, declarou, lembrando que o objetivo é constituir-se em fonte de consulta para o Poder Público. “Não estamos aqui para criticar governos, desejamos é buscar meios para que o problema seja resolvido”, enfatizou Fábio Trad.
“Estamos ouvindo diversos segmentos da sociedade e entidades para buscar alternativas de combate a criminalidade no Estado”, afirmou o presidente da Seccional, lembrando que mais de 40 entidades já se juntaram ao movimento, que após o ato público realizado no último dia 28, na área central de Campo Grande e de outras cidades do interior do Estado, transformou-se num fórum permanente.
Além de Fábio Trad e do presidente nacional Cézar Britto, estiveram na Assembléia Legislativa o vice-presidente nacional e ex-presidente da OAB-MS, Vladimir Rossi Lourenço; o diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA) e ex-presidente da Seccional de Mato Grosso do Sul, Geraldo Escobar Pinheiro; o também conselheiro federal pela OAB-MS, Lúcio Flávio Sunakozawa; outros diretores da Seccional; o coordenador do Movimento MS Contra a Violência, José Augusto Lopes Sobrinho; e dezenas de outros advogados.