Notícias
Geraldo Escobar assume direção da ENA e projeta MS ao ápice do ensino jurídic
Campo Grande – O advogado sul-mato-grossense Geraldo Escobar, ex-presidente e atual conselheiro federal da OAB/MS, foi nomeado nesta quinta-feira (9) novo diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA) do Conselho Federal da OAB, pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto. Depois de assumir o cargo, Escobar afirmou que pretende estreitar o intercâmbio com as Escolas Superiores de Advocacia (ESAs), vinculadas às Seccionais da OAB dos estados e Distrito Federal. Pretende também intensificar a divulgação, por meio da ENA, do que houver de mais atual em termos de conhecimento no campo jurídico.
Para o presidente da Seccional da OAB/MS, Fábio Trad, a nomeação de Geraldo Escobar na direção da ENA projeta Mato Grosso do Sul ao ápice do ensino jurídico nacional no âmbito da OAB. “Isto significa que Mato Grosso do Sul a partir da gestão 2007/2009 conseguiu expressar a sua força político-institucional através da proeminente colocação de Vladimir Rossi Lourenço como vice-presidente nacional da OAB e agora Geraldo Escobar na direção-geral da Escola Nacional de Advocacia”, afirmou.
A primeira medida de Geraldo Escobar será reunir-se com a diretoria do Conselho Federal da OAB nos próximos dias para estabelecer o programa e o cronograma de trabalho da ENA para este ano. Depois disso, pretende reunir todas as Escolas Superiores de Advocacia para definir uma agenda de atividades para 2007.
Lembrando que “o Brasil é um país que todos os dias tem leis novas, procedimentos novos”, Geraldo Escobar destacou a importância do ensino jurídico com atualizações permanentes. “Acontecimentos como a reforma do Judiciário e a reforma política em estudo vão ter grande reflexo no campo jurídico e a ENA tem uma função de suma importância no sentido de estar presente, divulgando o conhecimento e estreitando o contato com as Escolas Superiores de Advocacia de cada estado e do Distrito Federal”.
Em entrevista ao site da OAB nacional, acrescentou que a Escola Nacional de Advocacia desempenhará, sob sua direção, a função de divulgar com freqüência as novas leis e ajudar na sua compreensão. “Vamos reforçar o papel da ENA e das ESAs para o melhor entrosamento e conhecimento jurídico de todos os advogados brasileiros”, anunciou Geraldo Escobar.