'III Conferência Nacional da Jovem Advocacia': Presidente Mansour destaca importância dos jovens na construção do futuro

Data:

Evento segue até quinta-feira (24) com renomados profissionais do Direito

“Que o entusiasmo e a força imaginativa dos jovens advogados brasileiros sejam o constructo de um grande processo transformador, fazendo com que nosso país tenha grandeza suficiente para os desafios que vamos enfrentar nas próximas décadas”. Com essas palavras, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche celebrou a realização da ‘III Conferência Nacional da Jovem Advocacia’, iniciada na manhã desta terça-feira (22), de modo virtual.

O evento trienal tem Mato Grosso do Sul como anfitrião e traz como tema ‘Desafios, perspectivas e novos caminhos’. Até quinta-feira (24), renomados profissionais do Direito debatem sobre o panorama da profissão, com foco na jovem advocacia.

Ao iniciar o discurso, o Presidente homenageou as mais de 500 mil vidas perdidas para a pandemia de Covid-19 no país. Na sequência, agradeceu a presença de todos e parabenizou a dedicação dos palestrantes e organizadores. “Desejo sucesso em suas respectivas palestras e que a experiência e a sabedoria de cada um ilumine nossos corações e mentes, deixando uma centelha de brilho para o todo e o sempre”.

Mansour ponderou que a ‘III Conferência da Jovem Advocacia’ fará história, tornando-se referência fundamental do papel da juventude no fortalecimento da profissão e da consolidação dos valores constitutivos do Estado Democrático de Direito. “Permanecerá em nossa memória não somente por causa da excepcionalidade dos atuais acontecimentos, mas também pelo sonho que nos embala em torno da vontade de encontrar novos caminhos”.

O Presidente da OAB/MS citou que a entidade deve ser cada vez mais inclusiva e aberta. “Por isso estamos aqui fazendo do encontro à distância uma forma de estar mais próximo de todos. Não conseguiremos dar passos à frente sem diálogo franco, sem generosidade, sem compreender as múltiplas visões de mundo que circulam em nosso ambiente social. Neste sentido, somar a experiência dos mais velhos com a ousadia dos mais novos é fundamental para arejar nossa atividade e, também, para transformar as bases que fundamentam as pedras fundamentais que sustentam nosso edifício institucional’.

Ao final, Mansour Karmouche conclamou a juventude a refletir na busca incessante de uma nova realidade, possibilitando novos significados da vida e encontrando novos sentidos ao que virá. “O futuro depende de nós. O futuro é a soma do que escrevemos e produzimos no passado e no presente. As ideias podem ser mais fortes do que o fatalismo que nos arrasta para imaginar o pior dos mundos, quando, na verdade, temos tudo nas mãos para criar o melhor dos mundos”.

Cerimônia de abertura

Ao lado do Presidente Mansour Karmouche, compuseram a cerimônia de abertura: Secretário-Geral Adjunto da OAB Nacional Ary Raghiant Neto, Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Janine Delgado representando Mato Grosso do Sul, Presidente Nacional da OAB Felipe Santa Cruz, Vice-Presidente Nacional da OAB Luiz Viana Queiroz, Secretário-Geral da OAB Nacional José Alberto Simonetti, Diretor Tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Noronha e Presidente da Comissão Nacional da Advocacia Jovem Amanda Pereira de Magalhães.

Felipe Santa Cruz reconheceu o empenho da Seccional Mato Grosso do Sul, na pessoa do Presidente Mansour, para a realização do evento. Observando o formato digital imposto pela pandemia, ele avaliou que o momento atual é de profunda transformação para toda a advocacia. “Temos que exigir que nos traga um aumento de produtividade, democracia num acesso dos jovens talentos, mas também que não afaste o ser humano da prestação jurisdicional”.

Santa Cruz aconselhou que os jovens advogados precisam conhecer a história da Ordem para guiar o futuro. “Este caminho será possível somente pelo estudo do Direito, compreensão da história e fé inabalável na certeza que a nossa entidade tem muito a entregar ao povo brasileiro”.

A Presidente da Comissão Nacional da Advocacia Jovem Amanda Pereira de Magalhães sentiu por a Conferência não poder ter sido realizada presencialmente em Bonito, como era o previsto, mas celebrou a realização com uso da tecnologia que permite maior participação.

Referindo-se ao tema em voga ‘Publicidade na Advocacia’, Amanda falou da importância do otimismo e da criatividade. “Impacta principalmente a jovem advocacia através do uso dos meios digitais. Precisamos ocupar esses espaços para aparecermos, mostrarmos que temos competência e que, apesar de estarmos em um mercado competitivo, temos o nosso valor. Igualmente é momento de fortalecermos nossas redes de contatos e nos aproximarmos dos colegas”. Amanda encerrou a fala recomendando constante capacitação para o fortalecimento da atuação.

A Presidente da Subseção de Bonito Bianca Medeiros foi moderadora do primeiro painel ‘Conferência Magna – O Cenário Pós-Pandemia e as Oportunidades de Mercado para os Jovens Advogados’. Conferencista foi o Advogado José Roberto de Castro Alves.

Os participantes inscritos receberão certificado de 30 horas de atividades complementares e podem conferir o evento no painel da inscrição. A Conferência também é transmitida ao vivo pelo Canal no Youtube da OAB Nacional.

Toda a programação pode ser conferida aqui.

Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber