Inteligência Artificial é tema de simpósio na OAB/MS

Na última quinta-feira (29), a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realizou um simpósio sobre Inteligência Artificial, e trouxe reflexões sobre os desafios éticos e as novas possibilidades que essa tecnologia oferece para o direito.
Estiveram presentes: o Presidente da OAB/MS Bitto Pereira; a Vice-Presidente Camila Bastos; a Diretora-Geral da ESA/MS Lauane Andrekowisk Volpe Camargo; as Conselheiras Estaduais Beatriz Sampaio; Larissa Brandão; Jackeline Torres; e Valéria Araujo.
Palestraram: o Advogado e Professor, Itamar Chiochetti, o Desembargador do TJ/MS, Alexandre Raslan, o Promotor de Justiça, Michel Maesano e o Advogado e Professor, Rafael Chaia. O Conselheiro Federal e membro honorário vitalício, Mansour Elias Karmouche, foi o presidente de mesa.
O Presidente Bitto Pereira afirmou: “É muito prazeroso presidir uma instituição em que os eventos acontecem simultaneamente. Esse é um tema relevantíssmo, tenho me debruçado sobre o assunto para entender esse novo universo”.
O Conselheiro Federal e Membro Honorário Vitalício, Mansour Elias Karmouche, destacou os principais pontos discutidos: “Hoje nós fizemos uma digressão, voltamos ao passado para entender um pouco o futuro, nós vimos que a inteligência artificial quer copiar o ser humano no limite máximo, a ética. A inteligência artificial é um reflexo daquilo que você ensina ela a responder, e isso nós temos que entender”.
O Desembargador Alexandre Raslan afirmou: “Quero agradecer ao convite, saudar o Presidente Bitto Pereira. E dizer que esses debates que acontecem aqui na instituição são muito importantes, ninguém está aqui para defender um posicionamento, estamos aqui para reconhecer um problema e que surge uma nova possibilidade com a Inteligência artificial que se não tomarmos cuidado, só vamos transferir o problema de lugar”.
O Promotor de Justiça, Michel Maesano, destacou: “Quero cumprimentar a todos e agradecer pelo espaço concedido a nós. É um prazer estar com vocês aqui hoje. Se a inteligência artificial nos entregar uma fração pequena daquilo que ela promete talvez estejamos na era de maior produtividade que a gente já viu antes”.
O Professor e Presidente da Comissão de Direito Digital da OAB/MS, Raphael Chaia, afirmou: “Estendo meus cumprimentos a todos os presentes, o meu objetivo hoje é trazer um pouco de provocações e ao mesmo tempo trazer reflexões. Por trás da tecnologia artificial nós temos uma tecnologia um pouco mais antiga que é o big data, um tratamento de grande volume de dados”.
Texto: Raissa Quinhonez | Fotos: Gerson Walber