Júlio Cesar é condecorado com troféu Mérito da Advocacia Raymundo Faoro
Data:
Em reconhecimento aos serviços prestados em favor da advocacia e sociedade, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Júlio Cesar Souza Rodrigues, foi condecorado com o troféu Mérito da Advocacia Raymundo Faoro, conferida pelo Conselho Federal da OAB. A solenidade aconteceu nessa segunda-feira (9), na sede da instituição em Brasília, durante a comemoração aos 85 anos da instituição. Essa é a primeira vez na história da Seccional de Mato Grosso do Sul que um presidente recebe essa premiação.
“Entreguei minha vida à advocacia e é com gratidão que recordo cada conquista e cada percalço que enfrentei na minha jornada. É uma dedicação da qual não me arrependo”, afirmou Júlio Cesar em tom de agradecimento. Quando faz referência aos percalços, o advogado, na verdade, se refere à tentativa de golpe que sofreu na presidência da instituição, quando sua diretoria à época fez denúncias infundadas, questões já solucionadas pela Justiça Criminal e pelo próprio Conselho Federal. “A minha resistência representa um basta à criminalização ao exercício da advocacia”, analisou.
“Não há mais dúvidas sobre a minha atuação como advogado e como presidente de uma classe que hoje soma 13 mil profissionais. Um dos pilares da minha gestão é a ética, característica que deve ser inerente à prática da advocacia e que defendo com perseverança e humildade, que moldam o caráter dos homens bons”, defendeu. Sobre sua atuação à frente da instituição e as vitórias que obteve, Júlio Cesar contabiliza 1.375 ações e 112 eventos pela Ordem e 577 eventos que capacitaram mais de 13 mil pessoas na Escola Superior de Advocacia. Dentre as vitórias estão a aprovação do Piso Salarial da classe, a nova tabela de honorários, a elaboração do manual do novo advogado, a distribuição da publicação que traz as novidades do CPC, as férias aos advogados e a realização de desagravos públicos em nove cidades. Na OAB/MS, Júlio Cesar recebeu os presidentes de instituições como TJ/MS, Governo de MS, TRT24 e Assembleia Legislativa, ouvidores e conselheiros do CNJ, durante as sessões de Conselho Seccional e Colégio de Presidentes.
A defesa às prerrogativas dos profissionais merece destaque na gestão de Júlio Cesar. Foram desagravos, assistência e defesa de advogados e campanhas de orientação, para órgãos e profissionais. “Não nos calamos, em nenhum momento, perante órgãos que violaram as prerrogativas dos advogados. Estivemos e vamos permanecer vigilantes”, frisou Júlio Cesar.
Homenagem – O troféu Mérito da Advocatícia Raymundo Faoro foi oferecido aos advogados que mais se destacaram em diversas frentes. Na solenidade de outorga do prêmio, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, lembrou que a defesa da ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e o aperfeiçoamento das instituições jurídicas, antes de ser obrigação legal, constitui profissão de fé da OAB no Brasil. “Não há salvação fora da Constituição. O Brasil próspero é baseado no diálogo que respeite a diversidade de pensamento, na busca da concórdia, respeitados os valores de dignidade do Homem e os princípios fundamentais da tolerância e da justiça. Como diria Raymundo Faoro: dentro da névoa, acendemos a fogueira que reaviva as vontades e esclarece os espíritos”, completou.