Justiça Federal inaugura Balcão Virtual

Data:

A Justiça Federal de Mato Grosso do Sul lançou, no último dia 19 de abril, o Balcão Virtual.  O atendimento ocorre das 11 às 18 horas e os (as) Advogados (as) podem acessar pelo link https://www.jfms.jus.br/balcao-virtual/.

A medida atende à Resolução CNJ nº 372/2021 e torna permanente o acesso remoto direto e imediato dos usuários às secretarias, por videoconferência. Em caso de acesso simultâneo por mais de um usuário, o atendimento ocorrerá pela ordem de chegada (acesso à ferramenta). Os demais usuários deverão aguardar a disponibilidade do servidor numa das salas de espera.

Na página do Balcão Virtual existe uma relação de secretarias, para acessar basta escolher a qual deseja atendimento, clicar sobre o link, inserir o nome e aguardar o atendimento. Vale ressaltar que o Balcão Virtual não substitui o sistema de peticionamento eletrônico, sendo vedado o uso para o protocolo de petições.

Confira aqui o manual de acesso.

Justiça 4.0

O balcão trata de um dos projetos do Programa Justiça 4.0 do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Conselho de Justiça Federal (CJF) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ele promove o acesso à Justiça, principalmente no âmbito dos Tribunais Regionais Federais, por meio de ações e projetos desenvolvidos para o uso colaborativo de novas tecnologias e inteligência artificial.

O Programa incluiu também a Plataforma Digital do Poder Judiciário e o Juízo 100% Digital. A Plataforma Digital é uma ferramenta que incentiva o desenvolvimento colaborativo em ambiente unificado, onde os tribunais cooperam com as melhores soluções tecnológicas para aproveitamento comum.

Além disso, ainda vai auxiliar o Tribunal no aprimoramento dos registros processuais primários, higienização e envio dos dados para a Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud) e na implantação de extrator do Codex, que consolida em texto decisões e documentos, de modo a servir de insumo para inteligência artificial e automatização do envio de informações ao Datajud.

 

Texto: Catarine Sturza, com informações da JFMS.