Justiça Itinerante: Média de 80% dos atendimentos resulta em acordos

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As estatísticas apontam: a Justiça Itinerante é uma iniciativa que deu certo. Em média 80% das demandas protocoladas, os conciliadores promoveram acordos entre as partes, nos últimos seis meses. O mês de junho mais uma vez confirmou a estatística. As unidades móveis registraram um total de 1200 atendimentos e orientações jurídicas junto à população dos doze bairros que fazem parte do roteiro das duas unidades móveis da 8ª Vara do Juizado Especial, e, mais uma vez, só não houve acordo em 17% dos 950 casos. É importante ressaltar que um acordo é sempre melhor que uma decisão imposta, e a equipe da Justiça Itinerante, formada pelos conciliadores, tentam fazer com que as partes em conflito cheguem a um entendimento. Só quando não é possível a conciliação, as partes e os respectivos autos de processo são encaminhados aos juízos competentes, para a solução final da causa, com ampla orientação às partes envolvidas. O serviço é acompanhado por dois juízes titulares. A 8ª Vara do Juizado Especial da Justiça Itinerante atende todos os conflitos de competência dos juizados especiais e os de família e é nas causas de família que a Justiça Itinerante vem obtendo os melhores resultados. Só no mês de junho, 783 ações ajuizadas estão relacionadas à matéria de família e de estado das pessoas. Entre elas se destacam: 204 ações de alimentos, 136 execuções de alimentos, 88 divórcios e 78 investigações de paternidade. As unidades móveis da Justiça Itinerante são totalmente equipadas e dotadas de toda a infra-estrutura de um cartório normal, proporcionando ao cidadão o acesso rápido e gratuito à Justiça. Outros números A Unidade Móvel I, responsável pelo atendimento nos bairros São Conrado, Vila Nasser, Vila Piratininga e Universitário realizou 584 atendimentos e orientações, contabilizando 373 ações. O bairro com maior número de atendimentos foi o Piratininga, com 144. Já a Unidade Móvel II, que atende os bairros Dom Antônio Barbosa, Nova Lima, Tiradentes, Aero Rancho, Santo Amaro, Vila Popular, Coophavila II e Buriti, deu atendimento e orientou 616 pessoas. Desse total, 577 resultaram em ações. O bairro com maior número de atendimentos foi o Nova Lima, com 156.