Lideranças se reúnem com Presidente da OAB/MS e Comissão para tratar de fechamento de Escola Prof. Carlos Henrique Schrader
Lideranças indígenas e representantes da Associação de Pais e Mestres se reuniram nesta segunda-feira (25) com o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) e Presidente da Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (COPAI) para solicitar apoio acerca da notícia de fechamento da Escola Estadual Prof. Carlos Henrique Schrader.
Mansour Elias Karmouche e Christopher Pinho Ferro Scapinelli receberam os representantes da Aldeia Indígena Urbana Marçal de Souza, Grêmio Enersul, representantes da Associação de Pais e Mestres e Diretora da Escola em reunião no Plenário das Comissões.
O grupo protocolou três abaixo-assinados, assim como pedido de apoio da OAB/MS para tentar reverter à decisão do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul de fechar a Escola Estadual Prof. Carlos Henrique Schrader, que atende atualmente 430 alunos, sendo 43% indígenas.
O Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche se dispôs a apoiar na procura por uma solução. “A educação deve ser prioridade em um Governo. A educação indígena e inclusiva é uma pauta nossa, da OAB/MS. Vamos promover uma audiência pública no dia 2 de dezembro para entender o porquê do fechamento e se essa decisão pode ser revertida”.
“A Escola Estadual Prof. Carlos Henrique Schrader foi criada em 1986. Pela proximidade com a Aldeia Marçal Filho é um local que recebe muitos alunos indígenas e é conhecida pela educação inclusiva, aos alunos especiais. São atendidas 27 crianças especiais, uma indígena. Foi a primeira escola a ser inserida no Programa Nacional de Educação Indígena. É um local histórico e seu fechamento seria um retrocesso a educação indígena e inclusiva da cidade”, citou Christopher.
Na reunião foi deliberada audiência pública para o dia 2 de dezembro, próxima segunda-feira, às 14 horas. Serão convidados Ministério Público Federal e Estadual, Defensoria Pública da União e Estadual, Associação de Pais e Mestres, Comunidades Indígenas e não indígenas e todos envolvidos na escola.