Mansour chega à ESA pregando "trabalho, honestidade e coragem" para vencer desa

Data:

Campo Grande (MS) – “Nossos desafios podem ser novos. Os instrumentos com os quais os enfrentamos podem ser novos. Mas os valores dos quais nosso sucesso depende – trabalho árduo e honestidade, coragem e fair play (jogo limpo), tolerância e curiosidade, lealdade e patriotismo – essas coisas são antigas. Essas coisas são verdadeiras. Elas foram a forma silenciosa do progresso ao longo de nossa história.” Citando este trecho do discurso de posse do presidente dos Estados Unidos da América, Barak Obama, o advogado Mansour Elias Karmouche foi empossado ontem como secretário-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), instituição mantida pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul.

Na solenidade que lotou ontem (3) o auditório da OAB-MS, Karmouche, ao discursar, destacou ainda o papel histórico do atual presidente estadual da Ordem, Fábio Trad, de unir forças dos mais fortes grupos da advocacia de Mato Grosso do Sul em prol do fortalecimento de toda a classe e da instituição na defesa dos direitos democráticos da sociedade civil. Destacou ainda a capacidade do advogado e professor universitário Sérgio Muritiba em sua atuação como diretor-geral da ESA, frisando a amizade pessoal com o colega com quem vai ajudar, a partir de agora, a prosseguir no crescimento da instituição, com a missão de ampliar o projeto de interiorização da Escola Superior de Advocacia, um dos principais compromissos da gestão Fábio Trad com os advogados do interior do estado.

No evento, também tomaram posse, em comissões da Ordem, os advogados Oton José Nasser de Mello, como presidente, Otoni César Coelho de Souza, como vice-presidente, Cerilo Calegaro Neto, como secretário-geral, na Comissão de Ensino Jurídico da OAB-MS. No mesmo ato, o advogado César Gilberto Gonzalez assumiu a presidência da Comissão de Direitos Sociais e o advogado Albino Romero tomou posse, como membro, da Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas dos Advogados.

Na mesa, além de Fábio Trad, estiveram presentes o vice-presidente nacional da OAB, Vladimir Rossi Lourenço, a vice-presidente estadual da OAB, Kátia Cardoso, o secretário-geral da OAB-MS, Ary Raghiant Neto, o representante dos novos advogados no Conselho Seccional, Niuton Ribeiro Chaves Júnior, e o conselheiro seccional Décio Braga. Na platéia, representantes da advocacia, do judiciário, do Ministério Público, de diretórios acadêmicos de direito e de outras instituições da área jurídica, como o presidente da Associação dos Advogados do estado, Renato Corrêa, o desembargador do Tribunal de Justiça, Rubens Bergonzi Bossay, entre outros.

Veja a íntegra do discurso do novo secretário-geral da ESA-MS, Mansour Elias Karmouche:

“Campo Grande, 3 de Fevereiro de 2009.

Sr. Presidente Dr. Fábio Trad, colegas advogados, autoridades presentes, familiares e amigos:

Primeiramente quero agradecer ao Criador por nos conferir este dia glorioso para estarmos aqui na presença de todos vocês, para assumir este gratificante cargo de secretário geral da Escola Superior da Advocacia.

Pronunciar estas palavras perante esta platéia me traz uma responsabilidade muito grande. Digo isso porque, além de sacrifício que tudo na vida exige, uma nova vida floresce, uma nova fase se inicia. Meu retorno à OAB pelas mãos de Fábio Trad e Sérgio Muritiba, é um momento pessoal de júbilo indescritível. Escrever história no atual contexto da humanidade é coisa para poucos. Quase tudo é cópia ou continuidade. Aqui, nesta administração, Fábio Trad mostrou aquilo que ninguém nunca acreditou e que todos queriam ver. Humildemente, trouxe aliados importantes de diferentes grupos, como os meus colegas e amigos Oton Nasser, Otoni César Coelho, Albino Romero e César Gonzalez para dar início a uma nova jornada proposta por ele.

Para esse momento, peço vênia para ler um trecho do discurso de posse do Presidente dos E.U.A Barack Obama, encorajando seus co-cidadãos e o faço aos meus colegas advogados:

“Agora, existem algumas pessoas que questionam a escala de nossas ambições – que sugerem que nosso sistema não pode tolerar muitos planos grandiosos. A memória dessas pessoas é curta. Porque eles esquecem do que este país já fez; do que homens e mulheres livres pode conquistar quando a imaginação se une por um propósito comum e a necessidade se junta à coragem. O que os cínicos não compreendem é que o contexto mudou totalmente – que os argumentos políticos arcaicos que nos consumiram por tanto tempo já não se aplicam. A questão que lançamos hoje não é se nosso governo é grande ou pequeno demais, mas se ele funciona.”

Neste caso, é patente e notório, guardadas proporções, que a OAB tem funcionado, e bem, independentemente de ideologia de A ou de B, os princípios pregados são os mesmos por todos os de boa índole, não importando a cor, raça, credo, convicção religiosa e política, razão pela qual, decidi aceitar o cargo perante esta Gloriosa Instituição.

Para que chegasse esse momento duas pessoas foram imprescindíveis, a primeira meu amigo de mais de 30 anos, que tanto me honra e orgulha de ser o Presidente da Ordem dos Advogados Secional de Mato Grosso do Sul e que, desde pequeno, mostrou-se determinado, culto e persistente nos seus anseios, FÁBIO TRAD. Aqui Fábio, sua história faz mais uma pausa, porque a vida é feita de momentos, e neste momento, em que efetivamente nos unimos, tanto quanto é importante para mim, marca mais uma fase de nossas vidas, de um caminho longo, de trabalho, de sublimação, de glória, de amizade e de fidelidade, conte comigo sempre. A segunda pessoa é o meu amigo SÉRGIO MURITIBA, baiano de nascença mas sul-mato-grossense de Alma e de Coração, amigo certo nas horas incertas; conheci Muritiba antes dele pensar em viver em Campo Grande, ainda em São Paulo, quando fazia seu mestrado com nosso amigo em comum Marcelo Carli. Muritiba, desde que o conheci, mostrou-se e mostra-se um habilidoso, culto e brilhante advogado, consultor gratuito de muitos colegas, sejam eles iniciantes ou com larga experiência, sejam, Advogados, Juízes, Promotores, Defensores Públicos, Procuradores, Delegados, Desembargadores, com sua indiscutível cultura jurídica. Sapiência esta, que faz com que tanto o admiremos, razão pela qual, não hesitei em aceitar o Convite que me foi formulado, porque tinha certeza de que além de estar compondo novamente a Gloriosa Instituição a que pertenço desde sempre, estaria ao lado de pessoas sérias, abnegadas e com pública e notória competência, razão pela qual, aceito de corpo e alma este novo encargo para que possamos levar adiante os nossos ensinamentos àqueles que chegam, aos que já chegaram ou os que já estão partindo desta nossa dignificante profissão.

O poeta Mário Quintana em seu livro Esconderijos do Tempo fala sobre a evolução assim:

“TODAS AS NOITES O SONO NOS ATIRA DA BEIRA DE UM CAIS E FICAMOS REPOUSANDO NO FUNDO DO MAR. O MAR ONDE TUDO RECOMEÇA…ONDE TUDO SE REFAZ… ATÉ QUE, UM DIA, NÓS CRIAREMOS ASAS. E ANDAREMOS NO AR COMO SE ANDA NA TERRA.”

Quero agradecer à minha exemplar família, meu Pai Elias e Minha mãe Leila, meu irmão Eduardo que está no Canadá, meu irmão Marcelo e meu irmão Tony, à minha esposa Andréa, minhas filhas Catherine e Isabella e ao pequeno Mansourzinho, todos eles, sem exceção, ajudaram a forjar meu caráter e minha alma. Aos meus sócios e irmãos Max, Marco Túlio e Ana Carolina, aos meus colaboradores de escritório, advogados, estagiários e equipe de apoio, peço mais uma vez a sempre costumeira compreensão para suprir a minha ausência, cujo novo trabalho certamente consumirá.

Aos Meus imprescindíveis amigos, presentes de corpo ou de alma, rogo-lhes à Deus, que sempre lhes dê saúde para que possamos partilhar juntos os bons momentos da vida e finalmente quero agradecer à advocacia que me trouxe para estar aqui hoje, na pessoa de dois advogados, que deram o pontapé inicial nesta minha profissão, são eles Abrão Razuk e Jorge Antonio Siufi, advogados exemplares, pelo caráter, dignidade, sucesso e amizade, meus sinceros agradecimentos.

Encerro esse breve discurso, fazendo novamente das palavras de Obama a nossa inspiração:

‘Nossos desafios podem ser novos. Os instrumentos com os quais os enfrentamos podem ser novos. Mas os valores dos quais nosso sucesso depende – trabalho árduo e honestidade, coragem e fair play (JOGO LIMPO), tolerância e curiosidade, lealdade e patriotismo – essas coisas são antigas. Essas coisas são verdadeiras. Elas foram a forma silenciosa do progresso ao longo de nossa história.’

Muito obrigado.”

Mansour Elias Karmouche