Mansour começa Colégio de Presidentes com discurso sobre atual momento político do país
“A todo o momento vemos no noticiário político e policial novos escândalos, sobre o envolvimento de personagens que fizeram da sistematização organizada do roubo do dinheiro público um modo de vida. Trata-se de uma lógica sedimentada num longo processo histórico em que a impunidade tornou-se regra e a punição exemplar uma episódica exceção”, enfatizou o Presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche em seu discurso na abertura solene do Colégio de Presidentes nesta quinta-feira (14).
Mansour salientou ainda que a sociedade vive um momento de incertezas. “A sociedade está fragilizada. E os sintomas são esses que estamos vendo: descrença, radicalismo, salvadores de Pátria e aventureiros de todas as formas e cores despontando aqui e ali”.
Segundo o Presidente da OAB/MS, o regime de privilégios dado a autoridades está ferindo o coração de democracia. “O corporativismo, o patrimonialismo, a corrupção estrutural está sangrando o nosso país. Os investimentos sociais praticamente desapareceram do horizonte político. Há uma volúpia por ganhos salariais fora da realidade nacional – e quem sofre é a cidadania”.
Mansour parabenizou a administração do Presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, “um homem de ação, exemplo para as autoridades”.
“Estamos seguindo sua liderança destemida e, tenho certeza, estamos em sintonia com os desejos da sociedade brasileira. Assim, é preciso tomar decisões e mostrar atitudes. Os advogados do Brasil querem outro País, mais justo, mais desenvolvido economicamente, mais decente, mais republicano. A reforma política deve ser urgentemente implementada de maneira a legitimar a representação política e proporcionar a redução dos custos de campanha eleitoral. Por isso, devemos refletir sobre o futuro buscando resgatar a esperança nas instituições”, concluiu Mansour destacando a importância da Ordem na manutenção do Estado Democrático de Direito. “Mais do que nunca o Brasil precisa de uma OAB forte, unida e consolidada”.
Na ocasião, Lamachia destacou o trabalho da Seccional. “Mansour é uma liderança no Mato Grosso do Sul e, em nome dos presidentes das seccionais, digo que ele é também uma liderança nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. a forma com que a advocacia brasileira está sendo recebida aqui é causa e consequência disso. Da mesma forma agradeço aos conselheiros federais daqui, pelo trabalho, pelo talento mas acima de tudo pela responsabilidade dos colegas”, completou.
A Senadora Simone Tebet (PMDB-MS) foi uma das homenageadas da noite pelo Projeto que criminaliza as prerrogativas da advocacia, aprovado no CCJ.
Wilson Barbosa Martins, ex-presidente da Seccional, foi homenageado na solenidade por ocasião de seu centenário. Além dele, a Comenda do Mérito Advocatício – distinção honorifica da Seccional – foi concedida a 32 advogadas e advogados por suas relevantes contribuições jurídicas ao estado de Mato Grosso do Sul.
Todos os membros da diretoria nacional da OAB e os 27 presidentes de Seccionais ainda receberam da Câmara Municipal de Campo Grande o título de Visitante Ilustre do Município.
CONFIRA AQUI a galeria de fotos do evento.